Prefeitura de Campos anuncia mais investimentos para 2023 na área social durante workshop - Tribuna NF

Prefeitura de Campos anuncia mais investimentos para 2023 na área social durante workshop

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

As ações da área social para a população que mais precisa é uma das prioridades do governo municipal, por isso a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou, nesta segunda feira (16), o workshop “Conhecer para Fortalecer”. Voltado para servidores da secretaria, o objetivo do encontro foi apresentar metas e planos para o ano de 2023, como a ampliação e melhoria de projetos, programas e serviços oferecidos pela secretaria. O evento contou com a presença do prefeito Wladimir Garotinho e do secretário da pasta, Rodrigo Carvalho.

Participaram do workshop representantes das subsecretarias de Promoção e Direitos da Pessoa Idosa, Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e Justiça e Assistência Judiciária, além dos departamentos de Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e Programas e Projetos.

Na oportunidade o prefeito anunciou a criação do Restaurante do Povo em Guarus e agradeceu o trabalho desenvolvido pelas equipes.

“É muito bom olhar para trás e ver da onde a gente veio. Nós assumimos o município sem rede de assistência. Em dois anos, fizemos muita coisa. Mas temos desafios pela frente, por isso é importante planejar. Vamos tirar as ideias do papel e nos empenhar para executar projetos especiais para quem precisa”, disse Wladimir.

Entre os itens apresentados, projetos e serviços que serão implementados ou aperfeiçoados, como a ampliação do número de beneficiários do Cartão Goitacá, que deve chegar a marca de 20 mil famílias atendidas até dezembro. A criação dos cursos para jovens e adultos para dar autonomia aos usuários da rede de assistência social, no âmbito do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a entrega da construção do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Farol de São Tomé e reformas nos equipamentos públicos.

Para o secretário Rodrigo Carvalho, otimizar as ações e projetos já existentes fortalece o trabalho para que o serviço seja oferecido de forma mais eficaz. “Estamos entrando no terceiro ano de governo. De tudo que foi feito em 2022, eu quero agradecer e parabenizar a todas as subsecretarias e diretorias. Com a junção de esforços, quem ganha é a população que mais necessita dos serviços que são oferecidos”, explicou o secretário.

A Gestão do SUAS apresentou uma série de metas, com aproximadamente 50 itens, para serem desenvolvidas ao longo deste ano. Além disso, a criação de um canal de atendimento de violação dos direitos humanos, criação de um programa de transferência de renda para usuários vítimas do trabalho infantil, campanha de combate ao trabalho infantil. Também está previsto já para abril deste ano a implantação do Programa Criança Feliz, que deve atender pelo menos 2600 famílias.

Por meio das subsecretarias, a reformulação da Plano Municipal de Igualdade Racial, a criação do CEAM Itinerante, a criação do núcleo de Assistência Judiciária em Guarus e o Novo Centro O Dia serão prioridades da pasta.

“O seminário expressa o compromisso da gestão em garantir direitos e ampliar os serviços para aqueles que mais precisam. A gente precisa planejar para acertar cada vez mais. Esse tipo de encontro é importante para que a gente consiga se planejar”, disse a gestora do Sistema Único de Assistência Social, Aline Giovannini.

Estiveram no evento a subsecretária de Promoção e Direitos da Pessoa Idosa, Rosilani Tavares; a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana; o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Firmino, a subsecretária de Justiça e Assistência Judiciária, Daniele Tavares; e a subsecretária adjunta, Grazielle Gonçalves.

Os diretores de departamentos também apresentaram suas ações para o ano, como de Proteção Social Básica, Paloma Campos; de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes; e Programas e Projetos, Marcelo Âreas.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *