16/06/2024
Campos

Prefeito Wladimir reinaugura Casa de Cultura de Conselheiro Josino

A noite desta quinta-feira (13) foi de reabertura de equipamentos públicos em Conselheiro Josino, na região Norte de Campos. Depois de reabrir o Clube da Terceira Idade, o prefeito Wladimir Garotinho, ao lado da primeira-dama Tassiana Oliveira, reinaugurou a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva, junto com a presidente e a vice-presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas e Fernanda Campos, e o coordenador da unidade, Elder Rangel. Mais uma vez, a comunidade prestigiou o evento, que teve até desfile de vestido de noiva de crochê, confeccionado por uma artesã local.

O coordenador Elder Rangel agradeceu ao prefeito pela iniciativa, lembrando que o pai, Edson Itamar, foi o fundador da Casa de Cultura.

“Meu pai tentou, em governos anteriores, abrir a Casa de Cultura e não conseguiu. E foi no governo Rosinha que ele conseguiu apoio da prefeitura. Agradeço pela revitalização desse espaço, pois a comunidade estava sentindo muita falta de participar das atividades da Casa de Cultura. Esse governo é muito sensível às demandas da cultura e, junto com a Fundação Oswaldo Lima, está deixando um verdadeiro legado histórico para nossa população”, falou Élder.

A presidente da FCJOL também falou do resgate da cultura no governo Wladimir Garotinho.

“Nós encontramos todos os equipamentos culturais do município fechados, deteriorados, sem funcionários ou sem terem recebido a devida manutenção. Hoje, Campos é outra cidade e reinaugurar e revitalizar a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva é preservar e divulgar a história de Conselheiro Josino; é criar, na população, o sentimento de pertencimento, de identidade cultural. A cultura é transformadora e investir em cultura, como o governo Wladimir vem fazendo, é promover a saúde social, a saúde emocional dos nossos cidadãos”, destacou Auxiliadora Freitas, adiantando que 12 cursos de geração de renda, a serem desenvolvidos no equipamento, já vão estar com inscrições abertas a partir desta sexta-feira (14).

RESGATE DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS

A Casa de Cultura de Conselheiro Josino passou por reforma e recebeu um projeto de revitalização. Por meio do programa “Culture, Campos – com horizonte!”, uma série de atividades culturais será desenvolvida no espaço, que terá inclusive cursos gratuitos, como de canto, piano, produção de vídeos, redes sociais, arte criativa, entre outros. O prefeito agradeceu a presença de todos e fez um pedido ao coordenador da Casa de Cultura.

“Temos muitos projetos e estamos fazendo muitas obras na área da cultura. Vamos iniciar as obras do Palácio da Cultura e do Museu Histórico de Campos. O Teatro de Bolso terá nova etapa de obras, assim como o Arquivo Público Municipal, que aguarda por sua restauração. Vamos recuperar, também, a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, de Goitacazes, para reabri-la. Estamos resgatando os equipamentos culturais, mas não podemos fazer tudo em todos os lugares, ao mesmo tempo. Assim, a gente considera o que é importante para aquela comunidade e, quando a gente confia a alguém o cuidado de um equipamento público, esse alguém representa a Prefeitura e o prefeito, naquele local. Então, o que eu peço sempre é que cuidem do povo, agreguem as pessoas, atendam bem, para que a gente consiga avançar cada vez mais”, falou Wladimir.

Antes de descerramento da placa de inauguração, a modelo Adriana Costa desfilou com um vestido de noiva feito em crochê. O traje – uma criação artística do estilista Nelcimar Pires – foi confeccionado pela artesã Amarílis Azevedo. Depois do desenlace da fita, o prefeito e demais autoridades foram conferir as peças históricas e o artesanato da Casa de Cultura e, ainda, o painel de pintura de graffiti, concebido pelos artistas Killyacking Scott (Kane KS) e David Montezuma (DOM) em uma das paredes externas do equipamento.

HISTÓRIA E ATIVIDADES

A Casa de Cultura Poeta Antônio Silva foi inaugurada em 23 de maio de 2009. O espaço recebe cursos variados e deposita, em seu interior, tradições dos moradores da localidade. Antonio Silva nasceu em Espera Feliz-MG e, em 1927, mudou-se para Conselheiro Josino, onde iniciou, em sua residência, um modesto museu com objetos variados e uma biblioteca, difundindo a cultura naquela região do município. O equipamento tem a administração da FCJOL.

Nesta sexta (14), diversas atividades movimentarão a Casa de Cultura, a partir das 14h. Arte criativa e contação de história serão algumas das atrações. O Cortejo do Boi Macutraia e o Café Ancestral, com poesia e música, também marcarão a programação. Artesãs da localidade participarão de uma exposição.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *