Prefeito Wladimir reabre UBS de Mata da Cruz e anuncia praça na localidade - Tribuna NF

Prefeito Wladimir reabre UBS de Mata da Cruz e anuncia praça na localidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mata da Cruz, localidade rural do distrito de Santa Maria, foi reaberta à população nesta sexta-feira (6). Na oportunidade, o Prefeito Wladimir Garotinho aproveitou para anunciar a construção de uma praça local, para alegria das crianças que acompanhavam a solenidade de inauguração da unidade, a 30ª entregue pela atual gestão.

Cerca de 400 moradores da localidade, distante 70 km do Centro de Campos, e de localidades vizinhas, serão beneficiados com consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. Haverá, ainda, serviços de enfermagem, farmácia, sala de vacina, sala de curativos, além de coleta de preventivo para detecção precoce do câncer de útero.

“Como é gratificante ver essa rua cheia, com as pessoas felizes com a reabertura dessa Unidade Básica de Saúde. Eu sei como essa unidade é importante para todos vocês, porque Mata da Cruz é bem longe do Centro de Campos. Agora está aqui, entregando para o povo e com uma ambulância que a população tanto almejava”, disse o prefeito, que acrescentou: “Estou vendo essa criançada toda aqui e vou aproveitar que hoje também é comemorado o Dia do Prefeito, para anunciar a construção de uma praça aqui, em Mata da Cruz. O projeto já está pronto e a obra vai começar no dia 16”, finalizou.

O Prefeito de Italva, Leo Pelanca, também esteve presente à inauguração: “É uma alegria muito grande estar aqui hoje, podendo compartilhar esse momento tão importante para essa comunidade, que é parceira e tão próxima de Italva. Então, agradeço demais ao prefeito Wladimir pela sensibilidade em atender ao pedido da população de Mata da Cruz”, comemorou Leo Pelanca.

O Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou: A reestruturação da Atenção Básica à Saúde é uma promessa de campanha do Prefeito Wladimir Garotinho e do vice-prefeito Frederico Paes, concretizada a cada dia. “Uma boa assistência à saúde evita que os agravos, como, por exemplo, a hipertensão, o diabetes, aumentem e contribuam para a superlotação dos hospitais. As Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel importante na prevenção dessas doenças e na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. Por isso estamos empregando todos os esforços nas reaberturas das UBSs, capacitando os profissionais para desenvolverem bem suas funções junto a população”, afirmou Paulo Hirano.

A obra na unidade foi realizada através de parceria entre o poder público e a própria comunidade local. A UBS é uma das 46 fechadas pelo governo anterior. Desde que assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2021, o governo Wladimir Garotinho vem trabalhando na reabertura das UBSs, encontradas fechadas ou sucateadas.

Para ser devolvida à população, a UBS de Mata da Cruz recebeu pintura nova, mobília e equipamentos para adequação ao padrão das novas UBS do município. Houve troca de piso, revisão da parte elétrica, hidráulica e do telhado.

POPULAÇÃO ATENDIDA

A UBS de Mata da Cruz é a sexta unidade entregue neste ano de 2023 pelo atual governo. No dia 5 de agosto, o prefeito inaugurou a Policlínica da Tapera. Antes já havia entregue a Unida de Básica de Saúde (UBS) de Cambaíba, no dia 18 de julho. Em 04 de maio foi a vez dos moradores do Turfe Clube serem beneficiados com a reabertura da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). No dia 27 de março, o prefeito inaugurou a UBS do Parque Visconde do Rio Branco, em Guarus, e no dia 28, a Policlínica de Baixa Grande, que passou a ocupar o prédio que abrigou a UBS da localidade, também fechada pelo governo anterior.

As outras unidades já reabertas e reinauguradas pela Prefeitura foram: UBSF São Sebastião, UBSF Lagoa de Cima, UBSF Santa Rosa, UBSF Dores de Macabu, UBSF Vila Nova, UBSF Jamil Ábido, UBSF Carvão, UBSF Eldorado, UBSF Parque Aurora, UBS São Martinho, UBS Campelo, UBSF Pernambuca, UBSF Lagamar/Farol de São Tomé, UBS Baleeira, UBSF Três Vendas, UBS Palmares, UBS Quilombo, UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto, UBSF Conceição do Imbé, além da Policlínica do Servidor.

As UBSFs Eldorado, Farol, Baleeira e Conceição do Imbé não chegaram a ser fechadas e, por isso, foram reinauguradas após reforma.

Também participaram da inauguração os vereadores Álvaro Oliveira, Abdu Neme e Paulo Arantes; o presidente da Câmara de Italva, Joel Enfermeiro; secretários municipais; representantes locais.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *