Prefeito Wladimir empossado presidente da Junta do Serviço Militar

A posse do Prefeito Wladimir Garotinho na presidência da Junta do Serviço Militar, em Campos, foi oficializada nesta terça-feira (16), na sede da prefeitura. Na mesma solenidade foi empossada como secretária da Junta, a servidora Michele Ramos Vieira. A posse foi concedida pelo Tenente Coronel, Décio de Deus Gulart, chefe do Posto de Recrutamento de Mobilização 01003 do Exército Brasileiro, que tem jurisdição em 65 municípios do Estado do Rio e em 13 municípios do Estado do Espírito Santo.

A solenidade, que compreendeu na assinatura do livro e da ata de posse pelo Prefeito Wladimir e pelo Ten. Cel. Gulart, foi prestigiada por autoridades militares da 2ª Companhia de Infantaria da Unidade do Exército, em Campos, das Unidades da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e representante do Legislativo Municipal. A posse do Prefeito como presidente da Junta do Serviço Militar é instituída pela Lei Federal 4.375/64, que no Artigo 11 estabelece que as JMSs, como órgãos de execução do serviço militar, serão presididas pelos Prefeitos.

Após o juramento de posse, o Tenente Coronel Gulart e o Prefeito Wladimir fizeram considerações sobre a importância do civismo e da cidadania. No juramento, Wladimir destacou que, “de acordo com o que preceitua a Lei do Serviço Militar, prometo envidar todos os esforços no sentido de cumprir e fazer cumprir, pelos munícipes, os deveres relativos ao serviço militar, a fim de que nosso município contribua para o exercício da cidadania e o engrandecimento da Pátria”, jurou o Prefeito, que agradeceu a presença das autoridades e destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Unidade Militar.

“Tenham certeza que cumpriremos nosso papel. Enquanto eu for prefeito manteremos parceria sólida (entre a Prefeitura, a Junta do Serviço Militar e a Segunda Cia de Infantaria). Peço a Deus que continue abençoando nossa nação, dê a condução nas Forças Armadas e abençoe os responsáveis pelas Forças Auxiliares”, destacou.

O Ten. Cel. Gulart, que veio a Campos com representação do Exército da sede do Posto de Recrutamento Regional e Mobilização, com sede em Niterói, agradeceu pela oportunidade de realizar a solenidade de posse.

“O Serviço Militar Obrigatório é uma decisão da sociedade e é bom esclarecer que o serviço não é para as Forças Armadas, mas para a sociedade brasileira. Vale observar que países que abriram mão deste serviço à nação, tiveram perdas, mas não conseguiram retomar o Serviço Militar. Acredito que a consciência sobre o serviço de Defesa ainda é restrita no Brasil, mas ao redor do mundo é abraçada pela sociedade”, observou o militar, que acrescentou:

“O Brasil tem uma das maiores reservas de mobilização do mundo e, por sua grandeza, tem que se tornar grande e não se dividir em partes. Nós, autoridades, temos que ter consciência que há países que não têm interesse que o Brasil se torne uma grande nação. É importante que o jovem no ano que completa 19 anos vá à Junta do Serviço Militar para cumprir seu papel de cidadania e civismo. Aquele que não atender à legislação fica impedido, por exemplo, de ingressar no serviço público, de obter passaporte, de se matricular no ensino superior, dentre outras penalidades”, finalizou o tenente coronel Gulart.

Participaram da solenidade o subsecretário de Segurança Pública, Marcos Moreira, que representou o secretário titular, Alonsimar Oliveira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino; o Secretário de Segurança de Cardoso Moreira, Rômulo Zaquieu; o major do Exército Brasileiro, Gomes Neto, que representou a 2ª Cia de Infantaria em Campos; o Ten Cel Alonso do 8º Batalhão da Polícia Militar; o Ten Cel Fabiano, do 6º CPA; o Ten Cel Bombeiro, Joelson Oliveira, do 5º GBM em Campos; o Major Altamir Barros do CBA IV Norte e Noroeste; o vereador Marcos Elias que representou o Legislativo de Campos; e o pastor Fábio Mota da UFP (Universal nas Forças Armadas e Forças Policiais). Ele fez oração rogando a Deus que abençoe as autoridades para o bem estar da sociedade.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *