20/06/2024
Campos

Prefeito Wladimir assina convênio com instituições de ensino para estágios na FMS

O prefeito Wladimir Garotinho assinou convênio com 19 instituições de ensino que, em 2024, fazem parte do Acordo de Cooperação para Estágios Supervisionados nas unidades da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre elas Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG) e Hospital São José (HSJ). A cerimônia foi realizada na noite desta quinta-feira (14), no auditório da Prefeitura. Todo estágio na FMS foi reestruturado com base na Lei nº 11.788/08 (Lei dos Estágios), Decreto Municipal nº 078/2010, que oferta prioritariamente estágio curricular obrigatório.

São mais de três mil vagas disponibilizadas este ano em áreas como medicina, fisioterapia, nutrição, enfermagem, serviço social, psicologia, farmácia, odontologia e bucomaxilo, fonoaudiologia e técnicos em análises clínicas, em enfermagem, em radiologia e instrumentação cirúrgica. Só no 2º semestre de 2023, a Fundação ofertou mais de quatro mil vagas dividas nas especialidades elencadas e distribuídas entre as 16 Instituições de ensino cooperadas, utilizando toda estrutura oferecida pelas unidades de saúde da FMS.

De acordo com Wladimir, os alunos que vão estagiar nas unidades da Fundação encontrarão uma rede de urgência e emergência bem melhor da encontrada pela atual gestão. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução na rede de urgência e emergência de Campos. Acabamos com os corredores lotados de pacientes no Hospital Ferreira Machado há quase três anos; hoje temos uma referência pediátrica na cidade com a Clínica da Criança e que será transformada em um hospital de pequeno porte para as crianças; conseguimos habilitar 16 leitos de UTI; aumentamos em três vezes o atendimento no HGG, após a inauguração da primeira etapa da obra e vamos inaugurar, ainda este ano, a segunda etapa; tivemos aprovado pelo Novo PAC do Governo Federal a Central de Regulação do Samu, que está no nosso plano de governo”, enumerou algumas melhorias o prefeito, acrescentando: “Diante do grande volume de atendimentos, é natural a sobrecarga da rede, e a parceria com estas instituições, que irão colocar seus alunos para aprender nas unidades da Fundação, continuaremos prestando um melhor atendimento à população”, disse o prefeito.

Para o presidente da FMS e superintendente do HFM, Arthur Borges, a cerimônia foi um momento de celebração. “Estes convênios com as instituições de ensino são um dos mais importantes e o objetivo é a evolução do saber, onde conseguimos oferecer, nas unidades, treinamento educacional dos estudantes encaminhados pelas instituições”, destacou.

Representando todas as 19 instituições de ensino, o presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, o médico Geraldo Venâncio destacou a importância da relação da academia com a FMS na formação de profissionais da área de saúde. “Hoje, as residências médicas de qualidade diminuem cada vez mais e temos que dar uma formação de qualidade para estes alunos, para que possamos dar continuidade a um bom atendimento às pessoas”, comentou.

O subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, contou a experiência que viveu dentro do Hospital Ferreira Machado na época de residente. “Toda história da minha profissão foi dentro do Hospital Ferreira Machado e lembro que as condições da unidade hospitalar não eram como hoje. Vivi uma época difícil na rede de saúde de Campos. E, quando celebramos estes convênios, é uma felicidade para todos nós que fazemos parte do governo Wladimir”, ressaltou.

O superintendente do Hospital Geral de Guarus, Vitor Mussi, e o subprocurador Geral do Município, Gabriel Rangel, também participaram da cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação para Estágios Supervisionados nas unidades da Fundação Municipal de Saúde.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *