Prefeito inaugura Centro de Fisioterapia na Colônia de Férias do Farol - Tribuna NF

Prefeito inaugura Centro de Fisioterapia na Colônia de Férias do Farol

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Colônia de Férias de Farol lotou nesta sexta-feira (3), na comemoração dos 22 anos de existência do equipamento da Terceira Idade na praia campista.

O prefeito Wladimir Garotinho prestigiou a festa, junto com a subsecretária de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosilane Tavares; o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho e o secretário de Saúde, Paulo Hirano, entre outras autoridades. E os usuários ganharam um presente: a colônia, que foi revitalizada, além de passar a contar com um Centro de Referência em Fisioterapia, vai funcionar o ano inteiro.

O prefeito cantou com os idosos que participaram, durante o dia todo, de diversas atividades e recreações, como uma apresentação artística na hidroginástica. Ainda teve show, com forró e muita dança, uma das atividades preferidas dos usuários. Wladimir reuniu o pessoal para cantar os parabéns para o equipamento.

O primeiro pedaço do bolo, o prefeito entregou a dona Alzenira Santos, que estava no local desde às 14h.

“A gente trouxe hidroginástica assim que reabriu a Colônia de Férias e outras atividades para promover o bem-estar dos nossos idosos, para eles terem um espaço de atenção, cuidado e recreação. O espaço ainda vai receber uma grande reforma, mas foram feitas melhorias e vai funcionar direto, o ano inteiro. E foi justamente pensando em aumentar essa atenção com as pessoas da terceira idade que estamos inaugurando hoje o Centro de Fisioterapia, para que todos tenham um cuidado completo, para que possam participar de todas as atividades de que tanto gostam. E o Centro de Fisioterapia vai estar aberto a todos, qualquer cidadão que mora em Farol poderá ser atendido nesse setor da Colônia de Férias”, declarou o prefeito, já antecipando que a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) de Baixa Grande, que passa por reformas, vai ser transformada em uma policlínica e entregue em março para atender toda a região.

A subsecretária Rosilane Tavares destacou que a Colônia de Férias é ponto de referência dos idosos não só de Farol, mas de toda a Baixada Campista e até dos núcleos da Terceira Idade da Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.

“São 22 anos desse espaço para onde estamos trazendo muitas coisas novas. O equipamento estava muito deteriorado, destelhado. Fizemos uma pequena reforma, para abrir para nossos idosos no verão passado e, na ocasião, ele entendeu a necessidade do funcionamento da unidade o ano inteiro. Começamos com a hidroginástica, passeios para os usuários da Terceira Idade passarem o dia aqui, para se socializarem e, agora, estamos ampliando o funcionamento e abrindo um Centro de Referência em Fisioterapia. A Colônia faz muito bem para a saúde física, mental e emocional deles. Temos o projeto de reforma para cá e vamos ampliar, cada vez mais, os atendimentos, porque temos um prefeito sensível às questões da terceira idade, um prefeito que sempre recebe nossas demandas e que é incansável para trabalhar e melhorar os serviços para nossos idosos”, destacou Rosilane.

O secretário de Saúde pontuou a finalidade do Centro na Colônia de Férias de Farol, explicando que “a fisioterapia é reabilitadora em todos os momentos de nossa vida e importante para manter as pessoas ativas, com qualidade, com segurança, e também para a recuperação de alguns agravos, em que as pessoas acabam tendo de se readaptar para desenvolver todas as suas atividades” e acrescentou:

“E aqui temos a Colônia de Férias da Terceira, equipamento que tivemos de resgatar, porque estava acabado, e temos a satisfação de ver que podemos, sim, melhorar a vida das pessoas melhorando o acolhimento, melhorando nossas estruturas, equipando a unidade para que a gente possa prestar uma assistência melhorar à população. E isso está caracterizado com esse centro, porque a terceira idade precisa estar sempre ativa para manter a sua autonomia, a sua liberdade. Isso é fundamental e, para tanto, precisa estar com a musculatura forte, com o devido controle motor para caminhar, se alimentar, tomar banho. E, aqui, a gente está com essa estrutura para ajudar a recuperar a autonomia das pessoas e atender à determinação do prefeito Wladimir e de seu vice, Frederico Paes, que é acolher e assistir nossa população, cuidar das pessoas”, detalhou o médico Paulo Hirano.

Frequentadores da Colônia de Férias de Farol, o casal Luiz Carlos Ribeiro dos Santos, 71 anos, e Edinéa Soares dos Santos, 68, e a amiga Nilcinéia Azeredo, 60, concordam com o secretário de Saúde.

“Estou há 23 anos em Farol e os idosos daqui gostam muito da Colônia de Férias, que ficou fechada, sem atividade. Agora, que o prefeito falou que vai funcionar o ano inteiro, a gente fica satisfeito”, disse o senhor, que contou que disse sentir falta especialmente do bailinho, do forró. “Achei ótimo o Centro de Fisioterapia, pois muita gente tem de ir para o Centro de Campos para fazer. Minhas vizinhas sofriam, ficando o dia inteiro fora para fazerem fisioterapia. Agora, vou chegar e contar logo a novidade para elas, que elas agora podem vir fazer na Colônia de Férias”, complementou a esposa do senhor Luiz, com Nilcinéia concluindo com sua opinião: “Wladimir disse que já tem até projeto para recuperar esse espaço, todo mundo está feliz com o funcionamento agora o ano todo, com as atividades que serão mantidas em Farol, como os esportes. O prefeito está fazendo um ótimo trabalho pelo povo de Farol´’.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *