14/10/2024
Polícia

Policiais Militares de Campos começam a utilizar câmeras portáteis nos uniformes

Os policiais militares do 8° Batalhão de de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, começaram a utilizar nesta segunda-feira (27) câmeras portáteis no uniformes.

Ao todo, são 287 aparelhos que vão auxiliar nos trabalhos dos PMs que atendem quatro cidades do norte do estado.

“O projeto é de fundamental importância porque ele vai gerar uma série de benefícios não só para a polícia militar, assim como o cidadão. Vai gerar uma maior segurança jurídica, o policial vai se sentir mais protegido porque ele vai ter uma comprovação de como realizou as suas ações”, disse o subcomandante Major Tiberio Carlos da Silva.

De acordo com a Polícia Militar, as imagens filmadas não podem ser manipuladas e ficam arquivadas por 60 dias em um sistema. Já os arquivos registrados a partir de ocorrências policiais ficam guardados por um ano.

A implantação do projeto acontece de forma gradativa. Atualmente, 2.790 câmeras estão em atividade nas seguintes unidades: 2º BPM (Botafogo), 3º BPM (Méier), 4º BPM (São Cristóvão), 6º BPM (Tijuca), 16º BPM (Olaria), 17º BPM (Ilha do Governador), 19º BPM (Copacabana), 23º BPM (Leblon), 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (Laranjeiras), 11º BPM (Nova Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30° BPM (Teresópolis) e 38º BPM (Três Rios).

As câmeras operacionais portáteis, os acessórios de fixação, os equipamentos de carregamento elétrico e descarregamento de vídeos, e os links de dados para transmissão das imagens fazem parte do sistema de monitoramento.

Depois de implantadas em todos os batalhões de área da Polícia Militar, as câmeras corporais passarão a ser utilizadas nas unidades especializadas e especiais, em um cronograma definido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar.

G1*

Publicidade Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *