Polícia Civil faz operação contra quadrilha acusada de dar golpe em pelo menos 50 pessoas no RJ e outros estados
A Polícia Civil faz uma operação nesta quinta-feira (15) contra uma quadrilha acusada de estelionato contra 50 vítimas no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil.
Agentes da Delegacia de Defraudações (Ddef) cumprem três mandados de prisão e 12 de busca e apreensão na Região Metropolitana e interior do estado. Três pessoas foram presas.
Segundo os investigadores, os envolvidos chegavam às vítimas por meio de empréstimos bancários. Eles entravam em contato e sugeriam que elas adquirissem novos empréstimos com bonificações. Porém, os empréstimos não eram pagos e a vítima ficava com o prejuízo.
A empresa Autibank, alvo da Operação Quimera, realizada no começo de novembro, é uma ramificação do esquema criminoso que os agentes estão buscando desmantelar. A companhia não está cadastrada no Banco Central do Brasil.
Entre os presos estão Luiz Gustavo de Oliveira Fernandes, que foi denunciado pelo Ministério Público do Estado do Ceará por estelionato e associação criminosa. Ele figura como autor em 80 registros de ocorrência.
De acordo com as investigações, Luiz Gustavo está envolvido em atividades criminosas há mais de dez anos. Ele teria como estratégia mudar de cidade e criar empresas em cada uma delas para poder cometer os crimes.
Outra presa é Mayara Cristina Oliveira de Souza, que tem contra ela 31 registros de ocorrência, a maioria por estelionato e organização criminosa.
Também foi preso Victor Hugo Ferreira de Souza, com 27 registros de ocorrência, também acusado de estelionato e organização criminosa.
De acordo com os policiais, o grupo chamava a atenção nas redes sociais pela ostentação de veículos e lugares luxuosos. Esta seria uma forma de atrair mais vítimas.
G1*