PF deflagra Operação Skal contra desvio de recursos federais na saúde e cumpre mandados de prisão e busca em sete cidades do Rio
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira (15) a Operação Skal, contra supostos desvios de recursos públicos federais no Município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.
Entre os investigados, encontram-se servidores do alto escalão da Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, agentes dos principais hospitais conveniados locais e empresas de outras regiões do RJ. Os repasses que são objeto de investigação ultrapassam a casa dos R$ 6 milhões.
Agentes saíram para cumprir quatro mandados de prisão temporária e 19 mandados de busca e apreensão em Barra do Piraí, Vassouras, Magé, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e na capital.
A investigação da PF, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), teve início em 2018, com base em denúncias sobre desvios de recursos públicos em obras realizadas em hospitais locais.
Segundo a força-tarefa, servidores municipais estavam atuando em conjunto com empresas para desviar recursos destinados à saúde do município, principalmente por meio de hospitais privados, mas que atendem à população por meio de convênio com o Poder Público.
Os investigados responderão pelo crime de peculato, corrupção passiva e associação criminosa.
Skal faz referência à palavra “saúde” em línguas escandinavas, sendo usada nesse sentido desde o tempo dos vikings.
