Operação conjunta apreende 34 aves em SFI
Após denúncias anônimas, 34 aves foram apreendidas na localidade de Morro do Bode, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Entre os animais encontrados durante a operação conjunta, que recebeu o nome de “Pássaro Livre”, está um papagaio-chauá, espécie ameaçada de extinção.
A ação aconteceu no último dia 10 e reuniu agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Guarda Ambiental (GAM) e Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, os animais foram encontrados em duas residências, sendo que algumas aves estavam em situação de maus tratos. Nos locais, foram apreendidas 36 gaiolas e cinco armadilhas.
“Todas as espécies encontradas são oriundas da Mata Atlântica. Além do papagaio-chauá, encontramos 15 coleiros e quatro caboclinhos. Todos foram soltos nos seus habitats naturais”, explicou. Ela informou que duas pessoas foram notificadas.
Soffiati destacou que a população deve denunciar situações como essa, pois contribuem para garantir a preservação da biodiversidade brasileira. O contato é através do telefone da GAM: (22) 9.8161-6713. O serviço está disponível durante todos os dias da semana, 24h por dia.
Ascom*