Operação Carnaval Seguro em SFI tem início nesta sexta-feira (9) - Tribuna NF

Operação Carnaval Seguro em SFI tem início nesta sexta-feira (9)

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), inicia nesta sexta-feira (9) a Operação Carnaval Seguro, que se estenderá até a Quarta-Feira de Cinzas (14). O objetivo é atuar em ações conjuntas com outros órgãos municipais e do Estado para inibir a violência durante o período carnavalesco. 

“Vamos atuar em várias frentes de forma integrada, visando sempre a segurança da população e dos visitantes. Devido ao grande fluxo de moradores e veranistas, reforçamos as ações empregando todo efetivo da Sesep”, ressaltou o titular da pasta, subtenente Edson Brito, acrescentando: 

“O planejamento prevê ações com aproximadamente 50 agentes por dia nas ruas e avenidas durante os dias de folia. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai garantir a ordem na cidade para a realização dos eventos e ainda contará com o apoio do Grupamento Ambiental (GAM), que intensificará a fiscalização com patrulhamento ostensivo nas áreas de conservação e praias do município”. 

A Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) contará com efetivo extra, atuando na área central da cidade e no litoral, orientando e fiscalizando para impedir as infrações nas vias públicas, visando sempre manter a segurança e fluidez no trânsito. 

Agentes do Departamento de Postura atuarão em conjunto com as demais forças de segurança para coibir o comércio ambulante irregular. A Defesa Civil Municipal permanecerá de plantão 24 horas para atender as ocorrências, podendo ser acionada no número (22) 99726-4708.

Com o objetivo de zelar pela segurança nas praias e dos banhistas, através da Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Sesep, 65 guarda-vidas estarão trabalhando em toda orla de SFI. 

Já a Polícia Militar (PM) contará com 120 policiais, quatro quadriciclos e equipes da Moto Patrulha durante o período de Carnaval. Em caso de emergência, basta acionar o telefone 190. 

Monitoramento em Tempo Real

Os locais de eventos contarão com monitoramento em tempo real. A Sesep orienta aos foliões que desejarem ir aos blocos para deixarem o carro em casa. Haverá interdição de trânsito em alguns eventos com desvio pelas ruas paralelas: 

No sábado (10) e na segunda-feira (12), na Praia de Santa Clara, devido ao Paredão de Som, das 16h às 20h, trajeto com início na Avenida Principal (próximo ao supermercado Carlos Alves com encerramento nas imediações do Bar do Pintinho);  

E no domingo (11) e terça-feira (13), quando o Paredão de Som acontecerá na Praia de Guaxindiba, no mesmo horário, na Avenida Atlântica (início na altura do Bar Bom Jesus com encerramento na Praça dos Pescadores, área de shows). 

Dicas de Segurança da Sesep

Tenha cuidado com a sua saúde alimentando-se bem e não se esquecendo da hidratação 

Beba com moderação, já que beber em excesso pode levar a comportamentos imprudentes e aumentar o risco de acidentes ou confusões

Não aceite bebidas de desconhecidos

Fique atento ao seu entorno e evite ficar ou transitar em lugares isolados

Caso sinta-se inseguro, procure ajuda imediatamente

Escolha preferencialmente lugares com policiamento 

Leve apenas o necessário evitando sair com joias, principalmente de ouro

Denuncie qualquer tipo de violência (ligue 190)

Informe sempre aos familiares sobre o seu trajeto antes de sair para a folia

Fique de olho nas crianças, que devem sempre usar uma pulseira de identificação com o nome dela, além do nome e contato dos responsáveis

É importante ter atenção especial aos seus itens pessoais para evitar furtos ou roubos

Para guardar seu celular, cartão, dinheiro ou outros objetos de valor, leve uma doleira (tipo de pochete), que pode ser guardada discretamente dentro da sua calça

Mantenha seu celular sempre carregado e longe dos olhos de eventuais criminosos 

Respeite as outras pessoas: o Carnaval é uma celebração da diversidade e da união, então é importante ser respeitoso com quem estiver ao seu redor

Carro e moto na garagem sempre é a melhor opção

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *