Obra do Bairro Legal revitaliza Julião Nogueira - Tribuna NF

Obra do Bairro Legal revitaliza Julião Nogueira

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O aspecto urbano do Parque Julião Nogueira está sendo mudado. A realização das obras do Programa Bairro Legal, além de mudar o aspecto urbano, muda também a qualidade de vida dos moradores, graças às obras de infraestrutura. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Os trabalhos compreendem na escavação das ruas para a construção subterrânea de rede de galerias pluviais (coleta de águas das chuvas) e reparos nas redes adutoras de água potável e na rede coletora de esgoto sanitário, trabalho este realizado, paralelamente, pela concessionária dos serviços de saneamento, Águas do Paraíba.

PAVIMENTAÇÃO EM PARALELOS, INTERTRAVADOS E ASFALTO

A pavimentação das ruas será feita em paralelos, intertravados e asfalto. As ruas. que já têm a pavimentação em paralelepípedos (paralelos). terá a pavimentação removida para a construção das redes de galerias subterrâneas e nova base. Todas as ruas terão a pavimentação reconstruída; algumas serão pavimentadas com os mesmos paralelos removidos e outras com bloquetes intertravados e outras com a pavimentação em asfalto. Serão asfaltadas as ruas Professor Castro; Epitácio Pessoa e Dionísio Nogueira.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral, informa que, após a construção das galerias, é feito aterramento e, na sequência, é construída a base com areia e bica corrida que é molhada e compactada com dois tipos de rolo compressor para assegurar a qualidade da base das ruas.

“A construção de boa base das ruas garante a durabilidade da pista, sem afundamentos e sem rachaduras, mesmo suportando o trafego de veículos pesados, como ônibus e caminhões. A pista é concluída com intertravados, que são bloquetes construídos com alta pressão. Além da pavimentação das ruas, o Bairro Legal também constrói as calçadas do bairro e conclui a urbanização com o plantio de árvores em todas as vias do bairro”, conclui Jorge Wílliam.

O Secretário acrescenta que para assegurar a vazão de todo volume de água das chuvas, mesmo por ocasião das chuvas torrenciais, está sendo construída uma galeria principal com módulos celulares (espécie de manilhas retangulares com dimensões de 2mx1m).

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *