24/05/2024
Campos

Novidade: Novo sistema com QR Code é implantado no Hospital Geral de Guarus

Com objetivo de assegurar a qualidade da assistência médica e a segurança do paciente, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral de Guarus (HGG) implementou essa semana um QR Code com um guia de antibioticoterapia de fácil acesso, que abrange as infecções mais frequentes que se inserem na rotina diária no HGG. A ação faz parte do plano de governo Wladimir Garotinho, que tem como prioridade as melhorias na área, reforçando o “cuidar de pessoas”.

O objetivo primordial é fomentar a adoção de práticas exemplares na prescrição dos medicamentos vitais, reduzindo a utilização indiscriminada, minimizando os efeitos colaterais indesejados e despesas desnecessárias. O guia está acessível nos balcões de prescrição do hospital, por meio de um código QR para proporcionar maior comodidade aos médicos.

“A implementação desse sistema de QR Code é uma inovação que dá acesso aos médicos em atendimento de ponta, com uma facilidade tecnológica que no momento exato que ele precisar tirar uma dúvida sobre um antibiótico ou outro, rapidamente ele terá o acesso. Nos alegra saber que a ideia sobre esse novo sistema saiu daqui do HGG”, disse o Superintendente do HGG, Vitor Mussi.

A médica infectologista do CCIH, Gabriella Lobo, comenta que essa ação surgiu da necessidade de estar implementando o controle de antimicrobiano no hospital. “Já tínhamos os protocolos de infecções, mas resolvemos tornar o acesso mais fácil, então formulamos o guia prático com essa novidade que é o QR Code. Esta iniciativa reflete nosso comprometimento contínuo em aprimorar os padrões de tratamento e cuidado, enquanto colaboramos ativamente na contenção dessa problemática global de saúde”, disse.

Coordenadora da Comissão de Controle Hospitalar do HGG, Karla Tatiana destaca que no ambiente hospitalar o uso inadequado de antimicrobianos contribui para aumento da resistência bacteriana, devido a isso o novo sistema com QR Code foi pensado e planejado para facilitar o dia-a-dia do médico e melhorar o tratamento do paciente. “Desenvolvemos esse sistema inovador para facilitar o atendimento médico, no guia rápido informamos o tipo de infecção, as alternativas, duração do tratamento, tudo para facilitar e tratar melhor os nossos pacientes. Esse é um marco na saúde de Campos”, esclareceu.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *