Na reinauguração do Centro Cirúrgico do HFM prefeito anuncia Centro de Queimaduras

O prefeito Wladimir Garotinho anunciou nesta quarta-feira (03), durante solenidade de reinauguração do Centro Cirúrgico (CC) Ralph Dias Pessanha, do Hospital Ferreira Machado (HFM), que o governador do Rio, Cláudio Castro, virá a Campos em data a ser definida, para o pontapé inicial das obras de reforma e ampliação do Hospital Geral de Guarus (HGG). “Conversei com o governador sobre o início das obras e, agora, só falta ele encontrar uma data em sua agenda para vir ao município”, disse o prefeito.

Presente à reinauguração, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, afirmou que o HFM é o esteio da assistência e a atual gestão tem buscado mudar, com firmeza e determinação, a situação caótica em que a Saúde foi deixada.

Segundo o superintendente do HFM, Arthur Borges, a reinauguração do CC é o primeiro passo para aumentar a capacidade instalada, podendo atender à demanda por cirurgias. “Após quatro anos parado, estamos o colocando novamente em funcionamento. Dessa forma vamos dar mais agilidade à realização de cirurgias de emergência. A reinauguração do CC do 2º andar já é uma realidade, mas estamos aguardando a liberação da emenda do senador Carlos Portinho para que possamos realizar um sonho antigo, que é o de ter dois Centros Cirúrgicos operacionais no HFM, um dedicado às cirurgias agendadas e outro às de emergência, ambos com três salas, dobrando assim nossa capacidade para realizar cirurgias”, pontuou Arthur.

Com 35 anos de serviços prestados ao HFM, Ângela Maria Peixoto da Silva, 66 anos, aproveitou a folga para prestigiar a solenidade de reinauguração do Centro Cirúrgico. “Estou muito feliz e agradecida ao prefeito. Funcionando agora no segundo andar, a locomoção dos pacientes ficará bem mais fácil”, disse ela, que é secretária do setor de ortopedia do pronto socorro.

Assistente social do CTI, Neide Gomes da Silva Gross, considera a reativação do CC um grande avanço. “Como ele fica próximo ao CTI, haverá maior agilidade no atendimento pós-operatório”, explicou ela.

DESATIVADO

Inaugurado na gestão da prefeita Rosinha Garotinho, em 2014, o Centro Cirúrgico estava totalmente desativado desde 2017 por falta de manutenção. Enquanto o CC do 2º andar permaneceu inoperante, as cirurgias passaram a ocorrer no antigo CC do 5º andar e, segundo dados estatísticos do HFM, em 2020 foram realizadas na unidade hospitalar 1.900 cirurgias, com uma média superior a cinco por dia. O Centro Cirúrgico funciona agora anexo ao Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Também participaram da reinauguração, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Adelsir Barreto, o subsecretário de Saúde, Marcos Gonçalves, e os vereadores Edson Batista, representando a Câmara de Vereadores de Campos, Marcione da Farmácia e pastor Marcos Elias, entre outras autoridades.

NOVIDADES

Em visita a Campos no dia 6 de agosto deste ano, o governador anunciou investimentos da ordem de R$ 500 milhões para o município. Parte do aporte financeiro será destinada à reestruturação do HGG, atendendo solicitação do prefeito Wladimir, que anunciou também, nesta quarta-feira, a inauguração do Centro de Atendimento Especializado de Queimaduras (CAEQ), no HFM, visando garantir que todos os pacientes queimados sigam sendo acompanhados por uma equipe multidisciplinar após a alta hospitalar.

“Desde o início da nossa gestão estive várias vezes no HFM entregando diversos serviços e, semana que vem, estarei de volta para inaugurar o ambulatório de queimados, em mais um avanço dado”, relatou o prefeito Wladimir, que agradeceu o empenho e dedicação dos profissionais da unidade de saúde.

“Quando assumi o governo, fiz um pacto com o superintendente do hospital (Arthur Borges) para melhorar as condições de trabalho e a assistência prestada à população. O mérito é da direção e dos funcionários se os corredores da unidade estão vazios há quase 90 dias”, afirmou o prefeito Wladimir Garotinho.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *