20/06/2024
Campos

Mutirão de atualização do Cadastro Único continua nesta sexta-feira em Campos

O grande Mutirão de Atualização do Cadastro Único (CadÚnico) tem continuidade nesta sexta-feira (22). Assim como aconteceu durante todo o dia nessa quinta-feira (21), quando cerca de 600 famílias tiveram seu cadastro atualizado, a ação acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, das 8h às 17h. O mutirão está sendo realizado para aquelas famílias que são referenciadas nos 13 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e apresentaram alguma inconsistência de informações no CadÚnico, como troca de endereço, telefone, mudança de escola e atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em alguns casos, pela falta de atualização do cadastro, benefícios como o Bolsa Família foram suspensos ou cancelados.

Acompanhada da filha, a Rafaela Guedes, de Três Vendas, diz que aproveitou o mutirão para atualizar informações importantes do CadÚnico da sua família, como a troca de escola do seu filho. “Eu consegui resolver de forma bem rápida. Meu menino estava em uma escola, mas resolvemos mudar. Por isso, havia uma desatualização em nosso cadastro”, contou.

Damiana Rodrigues é moradora de Farol de São Tomé. Ela conta que estava com o Cadastro Único desatualizado, mas conseguiu resolver a pendência com ajuda das técnicas do CRAS no mutirão. “Foi muito boa a iniciativa de montar um site para a gente se cadastrar, porque adiantou a nossa vida. Foi tudo muito tranquilo e sem sufoco. Se eu não viesse, com certeza, eu teria algum problema com o CadÚnico, porque já estava na hora de atualizar”, explicou a dona de casa.

Para que o atendimento seja feito nesta sexta-feira, os titulares das famílias devem apresentar o comprovante de agendamento e os documentos de todos os moradores da residência: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e declaração escolar no caso de componentes familiares que são menores de idade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a procura por atendimento nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vem crescendo em todo o país, já que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) determinou, por meio dos municípios, a correção e atualização do Cadastro Único de beneficiários. “Com essa grande procura, nós montamos os mutirões para que as famílias que estejam com algum benefício suspenso ou cancelado, como o Bolsa Família, possam atualizar e regularizar a situação do CadÚnico. É muito importante que as pessoas que se cadastraram compareçam nesta sexta-feira na Vila Olímpica para que a situação de sua família fique completamente correta”, ressaltou o secretário.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *