Moradores de Dores de Macabu fecham RJ-180 para pedir reabertura de UBS

Os moradores da localidade de Quilombo, no distrito de Dores de Macabu, fizeram uma manifestação e fecharam a RJ-180, estrada que liga Campos ao município de Quissamã, na manhã desta sexta-feira (25), pedindo a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS), que está fechada desde o início do ano de 2020.

Segundo os manifestantes, quem precisa de atendimento médico, precisa percorrer quase trinta quilômetros até o Hospital de Ururaí, que é a unidade de saúde mais próxima da localidade, para conseguir receber ajuda médica.

Em nota, a Prefeitura de Campos alegou que “A Secretaria de Saúde informa que encontrou 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) fechadas pela gestão passada no início da pandemia do novo coronavírus, incluindo a da localidade de Quilombo. Deste total, duas já foram reabertas entre janeiro e fevereiro e outras duas estão passando por obras de reparos para voltarem a atender a população. São elas: UBS Jamil Abdu e UBS Santa Rosa. Informamos ainda que a reabertura das UBS’s que ainda estão fechadas está sendo feita de forma gradativa e deve de respeitar os critérios da Atenção Primária e, principalmente a questão orçamentária do município, que foi bastante reduzida, além da disponibilidade dos profissionais, pois boa parte está atuando no combate à Covid-19. Nos locais onde não há UBS em funcionamento, a orientação é que a população busque o atendimento na unidade mais próxima. Mesmo nesse cenário de pandemia, a atual gestão continua reunindo esforços para melhorar diariamente a qualidade do atendimento na rede de saúde. Este ano já reabrimos a UBS de Lagoa de Cima e UBS São Sebastião”.

Com JTV*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *