Mendonça retira sigilo de investigações sobre Master no STF

Ao retirar o sigilo das investigações sobre o Banco Master que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça tornou públicos parte dos documentos do caso.
Entre os materiais liberados estão apurações que envolvem o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.
Entretanto, parte das investigações não tiveram o sigilo derrubado. Entre elas estão as investigações sobre o filme Dark Horse e a relação entre o senador Jaques Wagner e o ex-sócio do Banco Master, Augusto Ferreira Lima.
Nesta quinta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça levantou o sigilo das principais investigações relacionadas ao Banco Master que tramitam na Corte.
A decisão atende a uma solicitação feita horas antes pelo presidente do Supremo, Edson Fachin, e libera o acesso a um conjunto de inquéritos, reclamações e petições vinculados ao chamado “caso Master”.
A crise no STF
A crise no STF envolvendo Mendonça e Moraes começou a partir de decisões nas investigações sobre o Banco Master. Envolveu também o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e, posteriormente, o ministro Flávio Dino.
Antes da divulgação do relatório que desencadeou a sequência de decisões, já havia divergências entre o gabinete de André Mendonça e a direção da PF sobre o andamento das investigações do caso Master.
🔎 Mendonça é relator de apurações relacionadas ao banco e de um inquérito sobre repasses para a produção de um filme sobre a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

