Mais de mil famílias beneficiadas nesta sexta-feira com o Cartão Goitacá - Tribuna NF

Mais de mil famílias beneficiadas nesta sexta-feira com o Cartão Goitacá

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social realizou na manhã desta sexta-feira (18), mais uma entrega do Cartão Goitacá na Vila Olímpica do Jardim Carioca, beneficiando mais 1.117 famílias com o programa de transferência de renda municipal no valor de R$ 200. O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira dama, Tassiana Oliveira, destacou a garantia do benefício para a população através de lei municipal.

“A entrega desta sexta-feira é muito especial. Há exatos 1 ano foi aprovada a lei que garante o Cartão que estamos entregando à população hoje. Há um ano a gente sonhou, mandou para Câmara de Vereadores, a equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social foi até à Câmara defender o programa, conseguimos aprovar e vamos chegar esse ano a marca de 10 mil famílias recebendo o benefício”, destacou.

Para a beneficiária, Lana Pessanha, de 29 anos, da Tapera, o Cartão chegou na hora em que ela mais precisava. “Eu estou muito feliz de receber esse cartão, é muito importante para mim e minha família. Estava passando necessidade com meus quatro filhos, tendo que pagar aluguel e sem condições de comprar alimentação”, acrescentou.

Para Edna Márcia Ribeiro, de 33 anos, moradora de Travessão, que também recebeu o Cartão nesta sexta-feira, o benefício chega em boa hora. “A gente está vivendo um período muito difícil, onde as coisas estão muito caras. O cartão com certeza ajuda muito a gente a ter comida em casa”, afirmou.

Para dona Elizangela Ribeiro, de 42 anos, moradora de Rio Preto, o Cartão Goitacá é muito importante. “Eu sou muito agradecida ao prefeito por esse Cartão. Eu tenho dois filhos e quatro netos e ajuda muito a gente nas compras do mês”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, também lembrou a população do aumento de programas sociais no município. “A oferta e garantia de programas sociais no município tem sido aumentada a cada ano e a nossa meta, de cuidar das pessoas, está sendo cumprida. Esse é mais um trabalho que é acompanhado de perto pelo nosso Prefeito Wladimir Garotinho”, afirmou.

Participaram do evento, a diretora de Proteção Social Especial, Maria Amélia Lopes; a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos.

A prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico para seleção dos beneficiários. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.
As famílias beneficiárias são referenciadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os beneficiários devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Segundo a lei, aprovada na Câmara Municipal e Conselho Municipal de Assistência Social, serão priorizadas famílias numerosas que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.

E, ainda, ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.

A lista está disponível no site da secretaria (AQUI)

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *