18/07/2024
Campos

Junho Vermelho: Hemocentro de Campos incentiva população a doar sangue

As comemorações do Junho Vermelho estão chegando ao final, mas as doações não podem parar. Esse é o mês escolhido para alertar a população sobre a importância de doar sangue e incentivar o ato solidário que acontece em um período crítico para os bancos de sangue, pois durante o inverno o registro de doações fica abaixo do esperado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil temos apenas 1,9% da população doadora de sangue, o ideal que ao menos 3% seja doadora.

A diretora do Hemocentro Regional de Campos, Sandra Chalhub, comenta que as doenças típicas de inverno impedem a doação. “Com o inverno há um grande aumento dos quadros respiratórios, diminuindo as doações. Com o Junho Vermelho, buscamos mais doadores para equilibrar o estoque de sangue, que anda bem abaixo do ideal”, relatou.

Ainda de acordo com Chalhoub, a Unidade Móvel segue intensificando as coletas externas. “Para agendar uma visita da unidade de coleta externa é muito simples, basta ligar para o telefone (22) 981730463 ou (22) 981752599 das 8h até às 17h ou mandar um e-mail para: [email protected]. Depois fechamos uma lista de intenção de doadores e marcamos o dia da visita”, disse.

Agenda da Unidade Móvel
27/06- Bom Jesus do Itabapoana
29/06- IFF Centro

Requisitos para doar – Além da coleta na unidade móvel, a doação também pode ser feita no Hemocentro Regional, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM) e atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju. Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde:

• Ter entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos);
• Pesar mais de 50 quilos e estar saudável;
• Estar acompanhado pelo responsável legal, caso seja menor de idade;
• É necessário estar descansado, sem febre ou gripe;
• Não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos 5 horas antes;
• Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
• Estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *