23/05/2024
Polícia

iPhone 15: golpistas fazem oferta de ‘venda antecipada’ e até sorteio de novo smartphone da Apple

Antes mesmo de o iPhone 15 ser lançado — o anúncio está marcado para as 14h (no horário de Brasília) desta terça-feira (dia 12) —, criminosos já aproveitam para aplicar golpes que tiram dinheiro e roubam dados de consumidores atraídos por uma suposta compra antecipada do novo modelo da Apple.

O alerta é da empresa de cibersegurança Kaspersky, que constatou diversos esquemas fraudulentos envolvendo a chegada do novo smartphone, que só será lançado no Brasil em outubro. Segundo os especialistas, os falsos vendedores oferecem iPhones de pré-lançamento e prometem aos usuários a oportunidade de adquiri-los, geralmente por um preço premium.

Para garantir a compra exclusiva, as vítimas são obrigadas a fazer um pagamento adiantado ou a compartilhar informações financeiras e pessoais, como nome, endereço e número de telefone. Após o pagamento, os golpistas desaparecem, deixando as vítimas sem o iPhone prometido e sem dinheiro.

De acordo com a Kaspersky, além dos riscos financeiros, o golpe também levanta preocupações significativas com a privacidade, uma vez que os dados furtados podem ser potencialmente vendidos no mercado ilegal.

Em outra modalidade de fraude envolvendo o celular da gigante de tecnologia, os pesquisadores da empresa identificaram criminosos que oferecem às vítimas a chance de ganhar o novo smartphone, desde que seja paga uma taxa simbólica.

Neste caso, os compradores são atraídos pela chance de obter um iPhone 15 de graça, mas para participarem do sorteio, devem pagar uma pequena taxa disfarçada como “processamento” ou “inscrição”. Após o pagamento, não recebem o aparelho e acabam perdendo dinheiro.

Vendas só no mês que vem

A expectativa é de que o iPhone 15 comece a ser vendido no Brasil em outubro, segundo operadoras de telefonia móvel. Nos EUA, como ocorreu nos anos anteriores, as vendas e a disponibilidade geralmente acontecem uma semana depois. Segundo o banco de investimento Wedbush Securities, os novos modelos devem chegar às lojas dos EUA no dia 22 deste mês.

— Na era digital, os golpistas estão constantemente se adaptando e explorando nosso entusiasmo pelas últimas tendências tecnológicas. É crucial que os consumidores permaneçam atentos, verificando sempre as ofertas que encontram e protegendo suas informações pessoais. Lembre-se, se algo parece bom demais para ser verdade, muitas vezes é — analisa Tatyana Kulikova, especialista em segurança da Kaspersky.

Veja os cuidados

  • Verifique a fonte: certifique-se de estar lidando com vendedores reais e autorizados, especialmente para compras antes do lançamento.
  • Evite pagamentos adiantados: tenha cuidado com ofertas que exigem pagamentos adiantados para brindes ou produtos em pré-lançamento.
  • Use canais oficiais: confie no site oficial da Apple ou em revendedores autorizados para compras genuínas.
  • Verifique as avaliações: antes de fazer qualquer compra on-line, pesquise o vendedor e analise o feedback dos clientes.
  • Habilite a autenticação de dois fatores (2FA): proteja suas contas on-line, especialmente aquelas vinculadas a métodos de pagamento, com 2FA.
  • Use a solução de segurança: uma solução de segurança automatizada, como o Kaspersky Premium, protegerá você contra todos os golpes conhecidos e desconhecidos.
  • Mantenha-se informado: sempre se atualize sobre golpes comuns e práticas recomendadas de segurança cibernética.

Conheça o novo iPhone

Para o lançamento desta terça-feira, a expectativa é que sejam anunciados quatro modelos: as versões mais básicas (iPhone 15 Plus e iPhone 15) e duas mais premium (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max). A fabricante também deve anunciar novas versões de seus relógios (Apple Watch Series 9 e Ultra) e fones de ouvido (AirPods Pro).

O evento será transmitido no site da companhia e na Apple TV. No Brasil, as varejistas já fizeram um “esquenta” para o lançamento da nova geração: há lojas concedendo descontos de até 40% nos modelos anteriores dos iPhones.

Extra*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *