27/07/2024
Região

Hospital Manoel Carola: prefeitura apresenta projeto de reforma e construção de UTI

Orçadas em R$ 3.937.619,74, as obras de reforma do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC) foram apresentadas pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) à Câmara Municipal nessa quinta-feira (1º). O projeto inclui ainda a construção de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com sete leitos.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos participou da sessão ordinária para apresentar o projeto de lei que libera os recursos para o investimento. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

“Estamos dando mais um passo histórico, que mostra a responsabilidade com os nossos munícipes. Fomos eleitos para cuidar da população e transformar a realidade da nossa cidade. Ao final da obra, teremos literalmente um novo hospital”, disse Francimara, que foi aplaudida pelo plenário lotado por profissionais da Saúde.

Junto com secretários e equipe técnica, a prefeita apresentou detalhes do projeto, que acontecerá através de convênio com o Governo do Estado pelo Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do Sistema Único de Saúde. O termo foi publicado no Diário Oficial estadual do último dia 30.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, a área a ser construída é de 836 m2, enquanto que o espaço contemplado pela reforma chegará a 268m2, totalizando uma área útil de 3.574m2. Além disso, será necessário demolir 162m2.

“Com a reforma, o hospital terá uma entrada única com três entradas independentes, sendo duas recepções amplas. Haverá também nove consultórios para o ambulatório e elevador panorâmico. O projeto contempla ainda acessibilidade, energia solar, sistema de incêndio modernizado e elevador panorâmico. Tudo dentro das normas exigidas pelos órgãos técnicos”, explicou, acrescentando que o acesso ao hospital, tanto por pedestres, quanto por veículos particulares e ambulâncias será reorganizado para facilitar o fluxo.

A previsão é que as obras aconteçam durante 12 meses, após o término do processo licitatório. 60% do valor é liberado como primeira parcela. Depois do avanço da construção e da prestação de contas, a quantia restante é repassada.

A subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, destacou o apoio do Legislativo no desenvolvimento da saúde são franciscana e pontuou que “a obra não será um puxadinho”.

Para o diretor clínico do HMMC, Guilherme Cortes, a obra trará mais conforto e qualidade no atendimento prestado. Ele observou que os avanços registrados na saúde pública municipal têm sido evidenciando por profissionais que atuam em outras cidades, o que “mostra credibilidade e o comprometimento da gestão”.

Já o diretor da Emergência, David Medeiros, classificou o investimento como “uma evolução muito grande”, uma vez que permitirá que o paciente em estado grave seja tratado no próprio município pela equipe interdisciplinar.

Durante o debate para a liberação dos recursos, todos os vereadores pontuaram sobre a importância das intervenções e lembraram outros fatos que comprovam o progresso da saúde. Posteriormente, todos votaram a favor do projeto. Participaram: Alexandre Barrão, Aroldo Leandro, Eleno, Flor de Guaxindiba, Isaac Salvador, Leandro Babão, Mazinho de Caboclo, Maxsuel Cocoia, Milsinho, Ralph do Aipim, Renato Roxinho e Yara Cinthia.

Reconhecimento — Na sessão foi entregue a moção de aplausos ao diretor clínico do HMMC, Guilherme Cortes, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido no Resgate Municipal.

Os vereadores também aprovaram moção de aplausos ao secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e à subsecretária — indicação do vereador Milson Mota. Além deles, a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac), oncologista clínica Elizabeth Uhl, receberá a homenagem por meio de indicação do vereador Isaac Salvador.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *