Hospital Ferreira Machado é referência na região e ganhará Novo Pronto-Socorro - Tribuna NF

Hospital Ferreira Machado é referência na região e ganhará Novo Pronto-Socorro

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou, nesta segunda-feira (05), a instalação do canteiro de obras do Hospital Ferreira Machado (HFM). Referência em atendimento de emergência por traumas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, o HFM realiza uma média de 6 mil atendimentos/mês e opera com um quadro de cerca de 1.700 funcionários, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais da área médica e administrativa. A reforma vai garantir melhores condições de atendimento e conforto à população.

Com valor estimado de R$ 15.543.599,79 (quinze milhões, quinhentos e quarenta e três mil, quinhentos e noventa e nove reais e setenta e nove centavos), em um espaço aproximado de 1.800m2, as obras possuem prazo final de entrega para 18 meses. O investimento faz parte do processo de restruturação das unidades hospitalares do município, conforme diretriz do prefeito Wladimir Garotinho. A exemplo o Hospital Geral de Guarus (HGG), que ganhou Nova Emergência.

Em julho de 2022, a deputada federal Clarissa Garotinho anunciou a liberação recursos na ordem de R$ 10 milhões provenientes de emendas parlamentares, dedicadas por ela e por deputados da bancada fluminense, para a reforma da atual emergência e outros serviços no HFM. Desde o início do governo Wladimir Garotinho, o hospital recebe investimentos e já passou por uma série de obras e melhorias, com destaque para o fluxo de atendimento que completa dois anos no mês de julho. O novo sistema acolheu os pacientes, proporcionando conforto, atendimento ágil e dignidade, deixando os corredores do hospital livres de macas.

“No dia 13 estará se consolidando um importante passo na evolução da Saúde de Campos dos Goytacazes e de toda região. A Nova Emergência do Hospital Ferreira Machado trará à população e aos colaboradores um grande salto na qualidade, com adequação às normas vigentes da Vigilância Sanitária, com melhorias estruturais, mas principiante de fluxo e de dinâmica hospitalar, cujo objetivo é melhor resultado no cuidado da população. Temos que agradecer ao prefeito Wladimir e ao vice Frederico Paes, que tem grande foco na Saúde, entendendo as necessidades e propiciando as mudanças necessárias para atingir um modelo nunca antes possível”, destacou o presidente da FMS, Arthur Borges.

Fundado em 1952, o HFM chamava-se Sanatório Ferreira Machado, criado especialmente para tratar de pacientes portadores de tuberculose, recebendo esse nome em homenagem a Manoel Ferreira Machado, que realizou grandes feitos aos mais necessitados.

Aquisições e Conquistas – No ano de 2022, a Prefeitura de Campos, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde (FMS), adquiriu aparelhos de raio-x, tomógrafo, lâmpada de fenda, além de torres de vídeoendoscopia para o HFM. Também foram adquiridos 150 novas camas e 110 novas poltronas para acompanhantes de pacientes.

Novos aparelhos de ar-condicionado também foram instalados no hospital, além de um aparelho de ultrassom móvel que foi destinado para o Centro de Terapia Intensivo (CTI). A unidade também recebeu novos aparelhos microscópicos, instrumentos usados em laboratórios, para visualizar objetos de tamanho reduzido. O setor de radiologia do HFM foi modernizado com um novo sistema de digitalizador.

Ainda, durante o ano de 2022, o HFM celebrou os dias dos enfermeiros, médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, servidores e comemorou 1 ano da implantação do modelo de atendimento, fluxo de internação e regulação de pacientes que resultou nos corredores do hospital vazios. Além disso, também foi anunciado pela Deputada Federal Clarissa Garotinho, a liberação de recursos para instalação de mais 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), reforma da atual Emergência e a construção de um novo Pronto-Socorro do Hospital Ferreira Machado.

Já em 2023, o HFM recebeu novos ventiladores pulmonares possibilitando uma melhor assistência ao paciente que precisa de ajuda na respiração. Além de novas cancelas eletrônicas que possibilitaram mais segurança a pedestres, motoristas e funcionários. Oito novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) também foram inaugurados no hospital devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *