Hospital de Campanha de SJB se aproxima de 0% de internação

O avanço no controle da pandemia do novo coronavírus em São João da Barra tem reflexo direto na ocupação atual do Hospital de Campanha Covid-19. A unidade, inaugurada em maio de 2021, está há 14 dias sem receber pacientes. A única internação é em decorrência de um quadro clínico, com a fase de transmissão já superada.

A aproximação da taxa de 0% de ocupação chega no momento em que o município apresenta números expressivos relacionados à campanha de vacinação. Do total da população, que é estimada em 36.423 habitantes pelo IBGE, 97% já recebeu a primeira dose e 75% completou o esquema vacinal primário (duas doses). A terceira dose está disponível a todos os moradores acima de 18 anos com o intervalo mínimo de cinco meses para a segunda dose e já foi aplicada em 3.309 pessoas.

Ao ser inaugurado, o Hospital de Campanha recebeu de imediato nove pacientes, que se encontravam em isolamento na Santa Casa de Misericórdia do Município. No pico da doença, a ocupação chegou no mês de março a 92%.

Nos últimos cinco meses foram registradas 104 internações. A maioria em julho e setembro, ambos com 33. No mês de agosto foram 27. A queda acentuada aconteceu em outubro, com nove internações, e segue essa tendência em novembro, com duas internações até o dia 24.

Outubro e novembro são os meses que apresentam também o menor número de óbitos na unidade hospitalar: três e um, respectivamente. No segundo semestre o maior número,13, foi registrado em julho, seguido de setembro, com 10. Em agosto foram cinco óbitos.

— Os números favoráveis permitirão uma desmobilização gradativa do Hospital, que resulta na contenção de despesas e com o atendimento de acordo com a demanda. No estado e no país a situação também se mantém estável, mostrando que vivemos o melhor momento no enfrentamento à pandemia. Mas é bom reforçar que a Covid continua presente e as medidas de proteção devem ser mantidas nesse novo normal — ressalta a prefeita Carla Machado.

Pelo último boletim semanal divulgado na sexta-feira, 19, foram sete novos casos de Covid registrados no município, com média de um caso por dia. No período 13 pacientes se recuperaram e 31 casos suspeitos aguardavam resultados de exames laboratoriais.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *