28/05/2024
Região

Guarda Mirim Municipal: prefeitura de SFI promove aula inaugural

A aula inaugural da terceira turma da Guarda Mirim Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI) foi realizada na tarde dessa terça-feira (9), na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH). O vice-prefeito Raliston Souza participou e desejou boas-vindas aos 40 cadetes.

O programa foi criado em 2018 pela prefeita Francimara Barbosa Lemos e é executado pela SMTDH em conjunto com diversas secretarias. Ao longo de seis meses, os cadetes, com idade entre 14 e 17 anos, vão participar de aulas teóricas e práticas, três vezes por semana. No decorrer deste período, eles receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 100.

— Em nome da prefeita Francimara, gostaria de parabenizar todos os envolvidos neste projeto de cidadania, que certamente marcará o futuro destes adolescentes. Por meio desta iniciativa, nós como gestores públicos, encaminhamos nossa juventude para o caminho do bem — afirmou Raliston, que, junto aos instrutores, entregou aos participantes kits com material de papelaria.

A proposta do programa é contribuir com a formação da cidadania, conforme apontou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo. Ele anunciou duas novidades para esta nova turma: a participação da Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana e a parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que possibilitará o transporte dos cadetes uniformizados nos ônibus escolares para o deslocamento para as aulas práticas nos órgãos públicos. Outra secretaria envolvida é a de Meio Ambiente.

O secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, citou sua experiência como policial militar e apontou que a Guarda Mirim Municipal pode ser uma oportunidade para despertar o interesse dos cadetes por essa carreira. Isso também foi destacado pelo líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Milson Mota, que salientou que os temas abordados ao longo dos seis meses serão importantes para o futuro dos participantes.

Paralelamente, a diretora do Departamento da Juventude, Ana Paula Ribeiro, afirmou que “o aprendizado adquirido aqui será levado para a vida”. Ela também agradeceu a confiança dos pais e responsáveis. Já o subsecretário da SMTDH, Luiz Cesar, observou e elogiou a participação majoritária de meninas no projeto. De acordo com ele, a seleção para o programa considerou critérios socioeconômicos.

Ex-integrante da Guarda Mirim Municipal, David Monteiro, participou da aula inaugural e falando aos novos cadetes, destacou que “a iniciativa do programa tem extrema importante ao abordar o papel de cada um para uma sociedade e um país melhor”.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *