Governo do RJ suspende benefícios fiscais de joalherias - Tribuna NF

Governo do RJ suspende benefícios fiscais de joalherias

O Estado do Rio antecipou o fim da vigência do benefício fiscal no setor de joias. A medida foi publicada nesta sexta-feira (15/03) no Diário Oficial, por meio do Decreto 46.597/19, e foi tomada por não haver base jurídica para concessão do incentivo. Os benefícios fiscais serão encerrados no fim de abril. De acordo com o decreto original, o setor de joalheria seria contemplado até 2032.

As 132 empresas recebiam créditos de ICMS e, com isso, pagavam menos impostos. O fim dos benefícios ocorreu pelo fato de não terem sido instituídos com a validação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e de acordo com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), sujeitos à declaração de inconstitucionalidade.

Na última quinta-feira, a Secretaria de Estado de Fazenda revogou benefícios fiscais concedidos às empresas BRF S/A e Petrobras S/A. Os cancelamentos foram feitos porque as empresas descumpriram cláusulas dos acordos com o Estado. Além de perder o benefício fiscal concedido, a BRF deverá devolver cerca de R$ 300 milhões aos cofres públicos estaduais.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *