28/05/2024
Política

Governo do Estado anuncia ampliação do programa RJ Digital para todos os municípios

Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos para a população fluminense, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital, e o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, deram início a uma parceria inédita com as prefeituras fluminenses, para estender o programa RJ Digital para todo o Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento desta sexta-feira (30/06), em Miguel Pereira, foi formalizada a adesão dos municípios. A iniciativa aumenta a eficiência dos serviços públicos, gera economicidade, transparência e proporciona mais qualidade no atendimento ao cidadão. 

– Hoje estamos tirando do papel parte de um sonho que tivemos lá atrás. É muito importante dar fácil acesso aos serviços para a população. O caminho para o futuro é o Governo Digital. E é essencial que esse seja um projeto de cada município, cada gestor. A nossa meta é ser o estado mais digital do país – afirmou Cláudio Castro, enaltecendo o empenho e a parceria do município para a criação de novos postos de trabalho.

O programa RJ Digital, lançado em maio de 2022, tem como objetivo desburocratizar e digitalizar a prestação de serviços de todo o Executivo estadual. O Rio de Janeiro, a partir da integração de ferramentas e recursos do Governo Federal, atuará dentro da lógica da integração dos três níveis da federação para a promoção de políticas públicas direcionadas para a transformação digital. 

A nova etapa do programa será desenvolvida em duas fases. A primeira será voltada para a compreensão da maturidade digital dos municípios, capacitações e apoio para a elaboração das respectivas estratégias de governo digital. Já a segunda etapa será voltada para o apoio à implementação de soluções que visem à aceleração da transformação digital nos municípios, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramentas da Rede GOV.BR, integração e utilização das ferramentas de digitalização do Portal Integrado de Serviços Digitais do Estado (www.rj.gov.br).

A caminho do Estado mais tecnológico do país

O Programa ‘RJ Digital’ tem o objetivo de ampliar e agilizar os serviços públicos oferecidos aos cidadãos fluminenses por todas as secretarias e órgãos do Estado. Os pilares do programa são a consolidação do portal integrado de serviços digitais, a regulamentação e publicação de normas e diretrizes e a desburocratização e digitalização dos serviços. Atualmente, o portal integrado de serviços digitais reúne mais de 2.300 serviços digitais.

O projeto começou a tomar forma há seis meses, com a criação da Secretaria de Transformação Digital, para garantir mais eficiência dos serviços públicos e transparência à sociedade, num modelo baseado na Estônia, um dos países mais digitais do mundo. Os serviços disponibilizados pelas secretarias já somam mais de 2,6 milhões de acessos. 

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *