19/06/2024
Variedades

Google lança Bard, rival do ChatGPT, para testes nos EUA e Reino Unido

O Google anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento do Bard, um robô conversador para fazer frente ao ChatGPT, criado pela OpenAI e financiado pela Microsoft.

A tecnologia, ainda em fase de testes, está disponível apenas nos EUA e no Reino Unido. O funcionamento é parecido ao do ChatGPT, com uma tela simples e espaço para digitar mensagens e interagir com o robô.

O Google afirma que o Bard estará disponível em outras línguas e regiões ao longo do tempo. É possível ter uma prévia do que será a ferramenta no endereço: “https://bard.google.com/”.

Concorrência com a Microsoft

A empresa se viu obrigada a investir em tecnologias parecidas após o lançamento do ChatGPT, em dezembro do ano passado. O robô conversador assombrou a internet pela facilidade em auxiliar em tarefas cotidianas, trabalho e estudo.

O sucesso acabou rendendo um contrato multibilionário com a Microsoft, que integrará a tecnologia a plataformas como Teams, pacote Office e o navegador Edge, rival direto do Google Chrome.

Em resposta, o Google anunciou o Bard em fevereiro deste ano. Mas o anúncio foi turbulento, depois que a gigante da tecnologia divulgou, em vídeos de promoção, uma resposta errada da ferramenta.

O erro exposto para anunciantes e usuários no lançamento fez ações da Google caírem mais de mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado.

Erros nas respostas, no entanto, também são muito comuns em interações com o ChatGPT, que pode inventar fontes e fornecer informações imprecisas.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *