Filha da prefeita Francimara recebe primeira dose da vacina contra Covid-19

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, esteve na tarde desta terça-feira (1º) no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas, para acompanhar a vacinação de sua filha, Maria Fernanda, de nove anos, contra o novo coronavírus (Covid-19).

A criança recebeu a primeira dose pediátrica do imunizante produzido pela Pfizer, uma das vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o público entre cinco e 11 anos.

“É um momento muito especial para mim e toda a minha família. A gente sabe que esta é uma opção que cabe aos pais, mas eu sou a favor da vacina. Convido todos papais e mamães a fazer o mesmo para que nossos filhos também estejam imunizados”, afirmou Francimara, que estava acompanhada do esposo e ex-prefeito Frederico Barbosa Lemos. Ambos já receberam a dose de reforço contra a doença.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, também estava presente e ressaltou que os profissionais envolvidos na imunização das crianças foram capacitados com todas as instruções necessárias. Ele explicou que tanto o rótulo, quanto a cor do líquido da vacina infantil são diferentes da dose utilizada em pessoas a partir de 12 anos.

Além de ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação de crianças é considerada uma prioridade pela Sociedade Brasileira de Pediatria. O órgão ressalta que, até o início de dezembro passado, cerca de 34 mil casos de Covid-19 foram notificados em menores de 19 anos no Brasil, com mais de 2.500 mortes confirmadas. Nenhuma doença passível de prevenção por vacinas provocou tantos óbitos no país, segundo a nota divulgada em dezembro do ano passado.

Agendamento — Além do CMI, a vacina é aplicada na Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de imunização de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi e Floresta.

O coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, lembra que é necessário apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a SMS, o município tem aproximadamente 3.500 pessoas com idade entre 5 e 11 anos. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e é considerada pelo Ministério da Saúde para o envio das doses.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.