Festival de Petiscos do Farol: estrutura sendo montada para abertura do evento nesta sexta - Tribuna NF

Festival de Petiscos do Farol: estrutura sendo montada para abertura do evento nesta sexta

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A estrutura destinada à realização do 10º Festival de Petiscos na praia do Farol de São Thomé, na Avenida Olavo Saldanha – nas imediações da área da Marinha – começa a receber detalhes finais para acomodar os 11 estabelecimentos que participam da edição deste ano, com início nesta sexta-feira (2), a partir das 11h, e se estenderá até o dia 11 de setembro. O evento tem apresentação da Prefeitura de Campos e realização da Associação de Comércios, Hotéis e Similares (Aschom), com apoio da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima (FCJOL) e da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O tradicional Festival de Petiscos é um dos acontecimentos mais esperados por moradores, comerciantes, veranistas e visitantes do Farol, principalmente, após dois anos sendo realizado nos próprios comércios e sem atrações musicais e de entretenimento, devido ao período de restrições no combate à Covid-19. Neste ano, o festival volta ao local onde o projeto nasceu e hoje completa 10 anos de sucesso, segundo os envolvidos na organização.

“Para nós, sem dúvida, é uma imensa alegria chegar aos 10 anos de um projeto que nos proporcionou total qualificação e independência enquanto associação, tendo reconhecimento pelo município em seu calendário de eventos e como patrimônio imaterial, pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Temos muito que comemorar, sem esquecer de agradecer a todos que, direta ou indiretamente, tornam possível a realização e o sucesso do Festival de Petiscos. Será um evento memorável, de retorno ao local onde tudo começou, recebendo a todos com muito carinho e com 33 pratos maravilhosos do cardápio elaborado especialmente para esta edição”, detalhou Odirlei Rodrigues, do Alambique do Leley, que também estará com uma variedade de cachaças artesanais no evento.

Serão dois finais de semana do Festival de Petiscos. O primeiro tem início nesta sexta-feira (2) e vai até domingo (4), recomeçando no feriado do dia 7 de setembro com encerramento no domingo (11) de setembro. Serão 46 pratos feitos à base de frutos do mar comercializados a R$ 25 cada, além de sobremesas diversas entre açaí, doces e sorvetes, com preços variados, ofertados pela Confeitaria Schkrab, Sabor do Açaí e Doces Marias.

Na parte estrutural, será disponibilizado ao público uma praça de alimentação, área kids com brinquedos para as crianças e palco para a apresentação de artistas. Além das várias tendas próprias para abrigar o festival, montada pela Fundação Jornalista Oswaldo Lima, a prefeitura segue com reforços nos serviços prestados continuamente na praia campista, como a coleta de lixo em dias alternados, limpeza de ruas e praças; manutenção da rede de iluminação pública e troca de lâmpadas, atendendo demandas locais, pela secretaria municipal de Serviços Públicos.

Bandas e artistas estarão se apresentando no evento, com o apoio da Fundação Cultural, entre os nomes: Xote Carioca, Quatro Ponto Zero, Elas Sambam, Laurah Pessanha, entre outras.

Na próxima sexta-feira (2), a abertura da 10ª edição do Festival de Petiscos será com a cantora Samara Souza, a partir das 18h, com repertório eclético e interpretações de sucessos da atualidade. O show será um aquecimento para o rock da banda Segredo de Estado, com apresentação a partir das 21h. O intervalo entre as bandas terá o som do DJ Gugu.

No sábado (3), o festival recomeça às 13h, com Helena Assis como atração musical. Ás 18h, Botinelly e, às 21h, Elas Sambam. No domingo (4), às 13h, André Maciel; às 15h, Samba na Praça; 18h, Leandro Tavares e, às 21h, Apollo Ramidan.

Na segunda semana do evento, que recomeça no dia 7, às 13h, a atração será Matheus Ramos e, às 18h, Marcelo Benjá & Undê3. Às 21h, sobe ao palco os integrantes da banda O Salto. No dia 8, às 18h, Flávia Élle e às 21h, Xote Carioca. Dia 9, às 18h, Wallace Gomes e, às 21h, Ed Ébano. Dia 10, às 13h, Giu de Souza; 15h, Laurah Pessanha; 18h, Sem Rumo Sem Destino e, às 21h, Quatro Ponto Zero. No último dia do Festival de Petiscos, às 13h, apresentação de Jésus Júnior; 15h, Bateria da Madureira do Turf; 18h, Angeli Guerra e, às 21h, Sandro Balli.

O total apoio ao Festival de Petiscos segue determinação do prefeito Wladimir Garotinho, que sempre defendeu o desejo de manter a praia com eventos por meio do projeto ‘Farol de Todas as Estações’. “É extremamente importante manter aquecida a economia na única praia do município e que precisa de eventos que fomentem suas atividades. O Festival de Petiscos é mais um sucesso que temos a alegria de promover em parceria com os comerciantes locais, atraindo público para nossa querida praia”, disse o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou a importância do Festival de Petiscos para o município e a localidade. “Será mais um grandioso evento, oportunizando a todos o impulsionamento da economia local por meio da comercialização de produtos e serviços diversos, com a manutenção de empregos e geração de renda no Farol e localidades próximas”.
Além de restaurantes, também participam da 10ª edição do festival, uma açaiteria e dois comércios de doces da praia do Farol.

Confira os pratos que estarão sendo comercializados nos estabelecimentos participantes e as docerias:

BRASEIRO SÃO THOMÉ

Coxinha de Camarão c/ Catupiry e Mussarela

Bolinho de Moquequinha c/ Molho Especial da Casa

Bolinho de Feijoada de Camarão

XEXELENTOS BAR E RESTAURANTE

Strogonoff de Camarão

Salmon c/ Batata Sauté

Filé de Tilápia c/ Salada

ALAMBIQUE DO LELEY

Pastel de Camarão

Bolinho de Bacalhau

Camarão Empanado c/ Molho Barbecue

POUSADA TÂNEA VIDAL

Filé de Tira Vira

Risoto de Camarão

Mix de Salgados

CASA COUNTRY

Rissole de Camarão

Pastel de Camarão

Cubos de Tira Vira c/ Molho Rosé

BEM TE VI BURGUER

Camarão Empanado ao Molho Rosé

Filé de Pescadinha ao Molho de Camarão

Torresmo de Traíra ao Molho Aipo

DONNA LILI BOTEQUIM

Filé de Traíra ao Molho Rosé

Paeja

Espetinho de Frutos do Mar

MAIS SABOR

Camarão Alho e Óleo

Cação c/ Molho Rosé

Moqueca de Camarão

RESTAURANTE E POUSADA PARAÍSO

Rissole de Camarão ao Molho Rosé

Bobó de Camarão

Filé de Tilápia ao Molho Rosé

RESTAURANTE ATLÂNTICO

Filé de Cação ao Molho de Camarão

Filé de Tilápia c/ Mandioquinha Frita e Molho Rosé

Camarão Empanado c/ Molho Rosé

RESTAURANTE E POUSADA CARLITOS

Rissole de Camarão

Canelone c/ Molho de Camarão

Filé de Cação ao Molho Green

DOCES MARIAS

Torta de Limão Doces Variados

Copo da Felicidade Pavê

Pudim Bombons

Coxinha de Ferrero Rochê Panofe

Mousses Cone

Bolos Brauner

CONFEITARIA SCHCRAB

Pavê Cone Trufado

Brigadeiros Bombons

Palha Italiana Bolos

Brauner

SABOR DO AÇAÍ

Barca

Sorvetes

Picolé

Açaí

Milk Shake

Fonte: Secom

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *