Fake news: mensagem sobre auxílio gás é falsa

É falsa a informação de que o governo federal esteja oferecendo um auxílio gás. Uma mensagem circula pelas redes sociais falando sobre a criação do benefício pelo Ministério da Cidadania por causa da pandemia do novo coronavírus. Trata-se de mais uma fake news, como explicou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins.

– É mais uma mentira para confundir a população, prejudicando ainda mais as pessoas em vulnerabilidade social, que já enfrentam tantas dificuldades. A mensagem falsa afirma que famílias de baixa renda podem se cadastrar para receber o benefício mensalmente para compra do gás doméstico. Peço a todos que divulguem a informação verdadeira, pois a mensagem traz um link para o suposto cadastro. Trata-se de vírus -, orientou Pryscila.

O link direciona o usuário para uma página falsa, que não tem relação com os sites oficiais do governo federal. E apresenta um questionário socioeconômico com perguntas sobre a renda familiar e o número de desempregados na família.

De acordo com a assessoria do Ministério da Cidadania, o que existe é um projeto similar criado por um deputado federal, mas que ainda não foi debatido na Câmara Federal.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *