ES é o estado com maior expectativa de vida aos 60 anos entre homens e mulheres em todo o país, diz IBGE - Tribuna NF

ES é o estado com maior expectativa de vida aos 60 anos entre homens e mulheres em todo o país, diz IBGE

O Espírito Santo é o estado brasileiro com maior expectativa de vida entre pessoas aos 60 anos de idade. É o que mostra o estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, divulgado nesta sexta-feira (8).

Os dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são de 2002. Segundo o estudo, as pessoas no Espírito Santo que têm 60 anos vivem, em média, mais 24,8 anos.

Entre os homens nessa faixa etária, a expectativa é de mais 22,5 anos de vida no estado, enquanto entre as mulheres é de mais 26,8 anos.

Em todo o Brasil, em média, quem tem 60 anos vive mais 23 anos (entre os homens, a média é de 21 anos e entre as mulheres, 24,8 anos).

Depois do Espírito Santo, aparecem Santa Catarina, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul na lista dos cinco melhores estados nesse ranking.

Ranking da longevidade

Estado Homens Mulheres Total
Espírito Santo 82 anos e 5 meses 86 anos e 8 meses 84 anos e 8 meses
Santa Catarina 83 anos e 3 meses 86 anos e 6 meses 84 anos e 7 meses
Distrito Federal 81 anos e 7 meses 85 anos e 9 meses 84 anos
São Paulo 81 anos e 9 meses 85 anos e 6 meses 83 anos e 9 meses
Rio Grande do Sul 81 anos e 5 meses 85 anos e 8 meses 83 anos e 8 meses

Fonte: IBGE

Para o geriatra Gustavo Genelhu, as características do sistema público de saúde no Espírito Santo ajudam o Estado a liderar esse ranking.

“O que eu enxergo é que no Espírito Santo a gente tem um acesso à saúde mais fácil do que em regiões menos favorecidas. É um sistema mais organizado, principalmente na parte referente à vacinação e atenção primária, que fazem muita diferença”, destacou o médico.

O Brasil vem avançando nesses dados nos últimos dez anos. Em 2014, quem tinha 60 anos no país vivia em média mais 21,9 anos.

Já no Espírito Santo, os capixabas com 60 anos tinham em média mais 23,7 anos de vida (hoje, têm 24,8 anos).

Segundo o IBGE, o estudo apresentado nesta sexta-feira (08) traz informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no País.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *