Em virtude do Carnaval, mutirão de combate à dengue será realizado nesta quinta
Com o objetivo de orientar a população quanto às medidas de prevenção da dengue e outras arboviroses antes do deslocamento para o Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai realizar mais um mutirão nesta quinta-feira (8). Os bairros contemplados são Jóquei Clube, Nova Brasília e São José, e as visitas técnicas começam a partir das 9h.
Na ação, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) irão inspecionar imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios, prédios e praças públicas. A finalidade é identificar e eliminar o maior número de focos dos vetores, recolher inservíveis e depósitos móveis, telar caixa d’água e similares. Quando necessário, será aplicado larvicida.
“O trabalho dos agentes de endemias é voltado à conscientização dos moradores e vistoria dos quintais, onde estão 80% dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Não podemos deixar que o mosquito se crie em nossas residências”, explica o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos.
Também será realizado bloqueio aeroespacial com bomba costal e carro fumacê. Segundo Claudemir, durante a passagem do carro fumacê na rua, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas para que o inseticida dispensado no ar possa circular nas casas. “Também é importante evitar ficar próximo ao carro, cobrir gaiolas de pássaros e trocar água no bebedouro de animais”, orienta.
O coordenador reforça que neste período muitas pessoas viajam deixando as casas fechadas por muitos dias. Por isso, a orientação é que faça uma vistoria no quintal e na casa vedando caixa d’água e outros depósitos similares, colocando areia no vaso de plantas, eliminado qualquer depósito que possa acumular água e sirva de criadouro do mosquito.
“Estamos num período propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti e albopctus. Por isso, é fundamental que a população tome esses cuidados não só antes de viajar como no retorno. Existe uma preocupação com o aumento de casos após Carnaval e não podemos deixar que isso aconteça. Com a simples atitude você livra sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, como dengue, zika e chikungunya”, frisou Claudemir.
Os mutirões tiveram início no dia 26 de janeiro e seguem até dia 1º de março. Sete bairros já receberam a ação. O objetivo é alcançar 19 bairros.
Secom*