07/12/2025
Economia

Em reunião na Firjan NF, representantes do Governo do Estado anunciam instalação de posto avançado na Codin de Guarus

Em reuniao na Firjan NF equipe do Governo do Estado apresentou projeto de transformar a Codin de Guarus num centro de inovacao Divulgacao1 Easy Resize.com

Alvo histórico de críticas, o distrito da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio (Codin) em Guarus será revitalizado, ganhará um posto avançado do Governo do Estado e poderá se transformar num centro de inovação com startups e incubadoras, em consonância com as vocações da região. O projeto foi apresentado em reunião ontem na Firjan Norte Fluminense, onde participaram empresários, conselheiros da Firjan NF e representantes do Governo do Estado, que no início desta semana estiveram também no distrito industrial de Guarus e no Porto do Açu conferindo as demandas dos empresários.

O encontro na Representação Regional da Firjan em Campos envolveu o conselheiro da Federação, Thieres Rodrigues, representando o presidente Francisco Roberto de Siqueira; o também conselheiro e presidente da Associação Industrial da Codin de Guarus (AIC), Lucas Vieira; o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Luiz Mário Concebida; o diretor-presidente da Codin, Júlio Andrade; além do assessor do secretário de Desenvolvimento, André Castro, e dos diretores de Incentivos Fiscais, Rafael Lyrio, e de Novos Negócios, Rafael Menezes. Um dos objetivos principais é reaproximar o Governo do Estado do Norte Fluminense, a fim de agilizar a solução de problemas que dificultam o desenvolvimento regional.

“Nós mapeamos as condições das indústrias da região e vamos viabilizar uma base na Codin de Guarus, que contará com a presença semanal da direção, ouvindo as demandas e cobrando soluções. A proposta é fazer do distrito um polo de incubadoras e startups, envolvendo a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento. Campos tem um distrito com potencial imenso, e aqui será o projeto-piloto, com o objetivo de transformar a Codin num centro de inovação”, explicou o diretor-presidente da Codin, Júlio Andrade.

Vistorias na Codin e no Porto do Açu

A primeira etapa da visita à região aconteceu no distrito industrial de Guarus na última segunda-feira. O presidente da AIC e conselheiro da Firjan NF, Lucas Vieira, ao lado do vice-presidente da Firjan NF, Luiz Carlos Damião, acompanharam a vistoria feita pela equipe do Governo do Estado. Eles ouviram uma série de demandas dos empresários do distrito industrial, e ontem de manhã foram também ao Porto do Açu, em São João da Barra.

Lucas entregou uma série de reivindicações como o recapeamento das ruas internas, novos acessos ao distrito industrial e a regularização das áreas pendentes de documentação, medida que dificulta, por exemplo, a chegada de novas indústrias à região. O presidente da AIC também pediu o reconhecimento da associação como parceiro da Codin.

“Estive no Rio na quarta-feira da semana passada para discutir os problemas do distrito, e em apenas cinco dias os diretores já estavam aqui conferindo in loco”, conta o presidente da AIC e conselheiro da Firjan Norte Fluminense. “Temos uma série de demandas, como por exemplo, a abertura de um acesso de 80 metros até a BR-101, que nunca foi feito. E eles imediatamente já acionaram outros setores do governo, de modo que a visita já se revela efetiva, com ações práticas”.

A Firjan, por meio da Gerência de Infraestrutura e da Representação Regional Norte Fluminense, pretende formar um grupo de trabalho ao lado da Codin e da AIC, para acompanhar a resolução desses pleitos. O conselheiro da Representação Regional da Federação, Thieres Rodrigues, aproveitou a oportunidade para reivindicar a revisão da lei de incentivos fiscais – que deixou de fora Macaé, por exemplo –, o reinício da Ponte da Integração e apoio na resolução das obras da Estrada do Contorno da BR-101.

Ascom*

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade
Anuncie AQUI - Tribuna NF - Seu jornal online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *