Eleições 2022: os pré-candidatos ao Governo do RJ - Tribuna NF

Eleições 2022: os pré-candidatos ao Governo do RJ

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A cadeira de governador do Rio de Janeiro passará por nova disputa no fim deste ano e, a partir de janeiro de 2023, terá um novo eleito – ou a permanência de Claudio Castro, que caminha para ser um dos candidatos, pelo PL-RJ.

Desde a prisão do ex-governador Sérgio Cabral, em 2016, o Palácio Guanabara passou por momentos turbulentos como a ida do sucessor de Cabral, Luiz Fernando Pezão, para a cadeia e, no ano passado, o impeachment do ex-juiz Wilson Witzel.

Com a saída de Witzel, assumiu o cargo o vice eleito junto com ele em 2018, Cláudio Castro.

Saiba mais sobre os pré-candidatos abaixo (em ordem alfabética).

Cláudio Castro (PL)

  • Situação: Atual governador, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 42 anos, é pré-candidato à reeleição. Ele nasceu em Santos (SP) e, ainda criança, veio morar no Rio de Janeiro. Castro é formado em Direito e foi chefe de gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2016, foi eleito vereador pelo PSC.
  • Lançamento: O nome de Claudio Castro ainda não foi oficializado como pré-candidato do partido.

Felipe Santa Cruz (PSD)

  • Situação: Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, de 49 anos, é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O advogado é o único filho de Ana Lúcia e Fernando Santa Cruz, este vítima da ditadura militar, desaparecido político aos 26 anos. Felipe anunciou recentemente que seria pré-candidato ao Governo do RJ. Disse, ainda, que iria se filiar ao PSD dentro do prazo legal, que vai até abril.
  • Lançamento: Em reunião no início de fevereiro, PSD e PDT definiram que devem lançar uma chapa única ao governo, mas ainda não foi batido o martelo sobre quem irá encabeçar a futura composição.

Marcelo Freixo (PSB)

  • Situação: Aos 54 anos, Marcelo Ribeiro Freixo é deputado federal pelo PSB-RJ, sigla à qual se filiou em junho do ano passado, depois de uma longa carreira no PSOL. Foi pelo Partido Socialismo e Liberdade que Freixo se elegeu pela primeira vez, em 2007, como deputado estadual no Rio de Janeiro.
  • Lançamento: No último dia 18 de dezembro, durante o 18º Congresso Estadual do PSB, o nome de Freixo foi oficializado como pré-candidato para o governo do estado em 2022.

Paulo Ganime (Novo)

  • Situação: Paulo Gustavo Ganime Alves Teixeira (Novo), de 38 anos, é deputado federal pelo Partido Novo e líder da legenda na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ganime é formado em engenharia de produção pelo Cefet-RJ, estudou Economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e fez um MBA na PUC-Rio.
  • Lançamento: Ganime foi escolhido no início deste ano pelo partido Novo como pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro nas eleições gerais de 2022.

Rodrigo Neves (PDT)

  • Situação: Ex-prefeito por dois mandatos de Niterói, município na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves Barreto tem 46 anos e é pré-candidato ao Palácio Guanabara pelo PDT. Sociólogo, Neves foi vereador, deputado estadual e secretário estadual de Assistência Social.
  • Lançamento: Em reunião no início de fevereiro, PSD e PDT definiram que devem lançar uma chapa única ao governo, mas ainda não foi batido o martelo sobre quem irá encabeçar a futura composição.

G1*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *