Educação aplicará a Prova Macaé nos dias 15, 16 e 17

Em ritmo de volta às aulas, as escolas se preparam para a aplicação da Prova Macaé, que acontece na próxima terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17). A avaliação tem por objetivo levantar informações a respeito da defasagem de conteúdos, habilidades e competências, para orientar o planejamento dos professores e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, no primeiro bimestre de 2022.

A Prova Macaé é elaborada pela Superintendência Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação Geral do Ensino Fundamental e Médio. A prova, que será aplicada nos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, é composta por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e uma Produção Textual.

Já a aplicada nas turmas de Ensino Médio é composta de 15 questões de Língua Portuguesa, 15 questões de Matemática e uma Produção Textual. Ela foi organizada pelas equipes gestoras e técnicas das Unidades de Ensino em parceria com a Coordenação do Ensino Médio.

A EJA também fará a Prova Macaé, mas ela será aplicada nos dias 15, 16 e 17 de março. As Etapas de I a IX, assim como as Fases de I a III, terão prova composta por 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e uma Produção Textual.

A Superintendente Pedagógica, Mariana Duarte, disse que, a partir dos resultados da prova será realizado um levantamento efetivo do processo de ensino, permitindo a constatação do quanto foi apreendido pelos alunos no contexto da pandemia da Covid-19, considerando as diversas ações realizadas pelas escolas, para garantir a oferta de ensino aos estudantes. “Será possível consolidar o cenário do ensino em Macaé para traçar ações na identificação do tempo de defasagem no processo de ensino e aprendizagem e implementação do currículo essencial, identificando as escolas prioritárias para ações imediatas”.

A Coordenadora Geral do Ensino Fundamental e Médio, Odilane Pinto, informou que a avaliação diagnóstica também será aplicada nos dias 13, 14 e 15 de junho e dias 22, 23 e 24 de novembro, conforme Calendário Escolar, publicado através da Portaria SEMAEB, n° 017/2021, de 27 de dezembro de 2021 e Portaria SEMAEB n° 001/ 2022, de 13 de janeiro de 2022. A rede municipal conta com 107 escolas municipais que funcionam na área central, bairros e região serrana, atendendo cerca de 40 mil alunos.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.