14/06/2024
Campos

Defesa Civil de Campos disponibiliza gratuitamente o serviço de alertas por WhatsApp

Finalizado o período de testes, O Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD) da Secretaria Municipal de Defesa Civil implanta oficialmente nesta quarta-feira (24), o serviço gratuito de Alertas por WhatsApp. Antes o serviço era disponibilizado apenas por SMS e via Instagram e, agora, ao se cadastrar enviando uma mensagem qualquer para o número (61) 20344611 e seguindo as orientações, todos os campistas que utilizam o aplicativo WhatsApp em seus celulares passarão a receber do órgão mensagens pontuais, referentes à previsão de fenômenos naturais como chuva, ventos fortes e ressacas, que possam impactar de forma direta sua região especificamente ou o município como um todo.

A implantação do serviço marca a adesão do município ao Sistema Nacional de Defesa Civil. Este serviço é mais uma medida adotada pela Defesa Civil na gestão do Prefeito Wladimir Garotinho com foco na prevenção implementando novas tecnologias e serviços.

“Sabemos da importância da análise e da criação de dados para termos uma prevenção forte e, consequentemente, trabalharmos com planejamento”, disse o secretário de Defesa Civil, coronel Alcemir Pascoutto.

“Esta é uma atualização que irá em muito nos favorecer nas divulgações dos alertas e melhor atender a população campista, já que nem todos possuem o hábito de checar mensagens recebidas via SMS por se tratar de um sistema antigo e cada vez mais em desuso”, afirma Antônio Ivo, geógrafo responsável pelo cadastramento dos alertas que serão enviados via WhatsApp.

CADASTRAMENTO — Para se cadastrar é simples. Basta acessar o WhatsApp do seu aparelho e encaminhar uma mensagem de texto qualquer para o número (61) 20344611. Feito isto, basta seguir as orientações informadas pelo próprio chat automático que será gerado neste número e, uma vez finalizado o procedimento, todos os alertas emitidos pela Defesa Civil de Campos chegarão automaticamente no WhatsApp cadastrado. O órgão esclarece que o serviço por SMS e de publicação dos alertas via Instagram não serão descontinuados, tratando-se apenas de mais uma forma de receber os alertas emitidos.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *