De filho de Sérgio Cabral a ex-treinador da CBF: veja lista de alvos de operação da PF
Entre os alvos de 27 mandados de prisão preventiva e 50 de busca e apreensão da operação Smoke Free, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, estão policiais, bombeiros, empresários e até um servidor do governo federal. Além do filho do ex-governador Sérgio Cabral, o empresário José Eduardo Cabral, estão na lista nomes como Luiz Antônio Verdini de Carvalho, que já foi treinador da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ocupa atualmente o cargo de assessor da Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, do Ministério da Cidadania. Ele foi preso, nesta manhã, em Brasília, informa O Globo.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso reiteradamente, entre 2019 a 2022, com falsificação ou não emissão de notas fiscais, depositava, transportava e comercializava cigarros oriundos de crime em territórios dominados por outras organizações criminosas, como o tráfico e a milícia. Em consequência, efetuava a lavagem dos recursos obtidos ilicitamente e remetia altas cifras ao exterior de forma irregular, entre outros ilícitos cometidos.
Segundo o inquérito, a organização criminosa contava com uma célula de serviço paralelo de segurança, coordenado pelo agente federal Allan Cardoso Inácio de Assis e integrado por policiais militares e bombeiros, que também atuavam para atender aos interesses espúrios da quadrilha. O grupo econômico que suporta a organização criminosa investigada é devedor contumaz da União e possui débito tributário de aproximadamente R$ 2 bilhões, de acordo com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Os investigados podem responder pela prática de crimes de sonegação fiscal, duplicata simulada, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, lavagem de capital e evasão de divisas. Se condenados, podem sofrer penas privativas de liberdade que, se somadas, alcançam o patamar de 66 anos de reclusão.
A Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) – da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília -, compartilhou informações e colaborou com a Polícia Federal na operação, como parte da cooperação policial internacional de longa data entre autoridades norte-americanas e brasileiras.
Veja a lista dos alvos na operação Smoke Free:
José Eduardo Cabral – empresário e filho do ex-governador Sérgio Cabral
Luiz Antônio Verdini de Carvalho – professor de Educação Física e assessor Secretaria Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, do Ministério da Cidadania
Adilson Coutinho de Oliveira Filho, conhecido como Adilsinho
Allan Cardoso Inácio de Assis – policial federal
Claudia Fernanda Carvalho Baptista
Wesley Faustino Martins
Bernardo Coutinho Loyola
Isaac Soares de Oliveira
Luis Carlos Rangel Junior
Romilson Nunes da Silva
Maxwell Ferreira da Silva
Moisés Oliveira do Bonfim
Andre Andrade dos Santos, conhecido como Marreco
Leandro de Melo Almeida
Fonte: O Globo