Coronavírus: com percentual de 77,45% de recuperados, SFI reforça o investimento no diagnóstico precoce

A terceira edição do Informe Epidemiológico divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana, na última segunda-feira (15), aponta que 77,45% dos pacientes com diagnóstico confirmado para o novo coronavírus (Covid-19) já encontram-se recuperados da doença. O número é bem superior à média nacional, que alcança 46,41%.

Segundo a prefeita, o elevado índice de pacientes recuperados indica para o acerto da diretriz adotada no município com foco na busca ativa pelos pacientes sintomáticos. “Desde o início consideramos as limitações estruturais da rede pública de saúde, as dificuldades para a sua ampliação, principalmente, no que se refere à aquisição de respiradores para implantação de leitos na UTI e decidimos focar o nosso trabalho na capacitação dos profissionais para identificação precoce e manejo dos pacientes sintomáticos”, ressaltou a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, acrescenta ainda a importância da implantação da Sala de Monitoramento com telemedicina (22 2789-1885, 99827-3324 e 99998-7612), além de uma triagem exclusiva no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas, entre outras ações adotadas de combate ao novo coronavírus.

Nessa terça-feira (16), o município recebeu um novo aparelho de ultrassonografia. Além disso, está prevista para o próximo dia 26 a instalação de um aparelho de Tomografia de 16 canais. Juntamente com o novo aparelho de Raio-X, instalado no mês passado, os equipamentos auxiliarão no trabalho do diagnóstico precoce da doença realizado no HMMC.

Ascom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *