Comissão Especial: Programação de Verão 2022 com foco na saúde

A Comissão Especial para Elaboração de Estudos para o Verão 2022 reuniu, nesta segunda-feira (23), representantes das secretarias municipais para definir um calendário de apresentação das propostas e projetos de cada área para a estação que mais atrai turistas para Campos. A comissão conta com a participação de representantes do Gabinete do Prefeito, das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Turismo, e da Câmara Municipal. Todas as ações e projetos para o verão serão planejadas de acordo com a orientação da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, tendo, ainda, condições de adaptação ao cenário epidemiológico do município no verão.

“O objetivo da reunião foi promover esta integração com as demais secretarias, porque a preocupação do prefeito Wladimir Garotinho é com a saúde da população, é com a segurança de respeito aos protocolos da época, conforme o quadro da pandemia em nosso município. Cada pasta deverá apresentar suas propostas, porque os procedimentos burocráticos têm prazos a serem seguidos e o verão está na porta. Além disso, precisamos pensar em uma programação que, além de Farol de São Thomé, atenda Lagoa de Cima e outros pontos, como Travessão, por exemplo”, explicou Eduardo Azevedo, Assessor de Gabinete.

Representantes da Câmara Municipal, o vereador Diego Dias, ex-subsecretário de Turismo, e a superintendente da Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle), Patrícia Cordeiro, que já esteve à frente da Cultura no governo Rosinha, falaram da complexidade de criar uma programação que atenda às expectativas e ao mesmo tempo assegure as medidas de prevenção e combate à Covid-19. “Torcemos para que o cenário, no verão, seja o melhor, mas precisamos de alternativas para realizar os projetos caso a situação epidemiológica exija novas restrições”, disse Patrícia. O vereador complementou: “A orientação passada pelo prefeito é que todas as ações sejam desenvolvidas no sentido de ajudar a Saúde, seja com campanha de conscientização, com promoção da vacinação”.

Na reunião, que contou com a participação de todas as pastas da Prefeitura, o subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury, foi representado pela assessora Francielle de Oliveira Lima. A orientação da Saúde foi passada pela diretora da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.

“Todos estamos acreditando que teremos, no verão, um cenário melhor, já com todos os adolescentes de 12 anos para cima vacinados e torcendo, inclusive, para descer a faixa de vacinação. O que pedimos é que as secretarias programem eventos prioritariamente ao ar livre, pois já está provado que a melhor forma de prevenção à Covid-19 é, além da vacinação, associar o uso de máscara, álcool em gel e espaços abertos. Se todas as pastas puderem adequar sua programação, orientamos a esquecerem eventos em lugares fechados. As atividades esportivas, por exemplo, despontam como grandes aliadas da Saúde e da Vigilância no verão – concluiu a diretora, que se colocou à disposição das secretarias para ajudar nos projetos para o verão 2022.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *