Cientistas fomentam pesquisas para desenvolvimento de Macaé e região

O segundo encontro virtual do “GT – Ciência e Tecnologia em Macaé e Região” acontece nesta quinta-feira (5) às 9h, com o objetivo de conhecer as atividades desenvolvidas no município e região. Na ocasião, serão colocadas em discussão as estratégias voltadas ao desenvolvimento de pesquisas que atendam às demandas da cidade.

O grupo de trabalho foi criado para aproximar pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, além de fomentar o planejamento estratégico dos municípios. A iniciativa reúne coordenações de pesquisa da Uenf, UFF, IFF, Cederj, Faetec, FeMASS, membros conselheiros do Observatório da Cidade e Secretaria Adjunta do Ensino Superior.

“O conhecimento dos grupos e linhas de pesquisa é essencial para a aproximação entre os pesquisadores de diferentes Instituições de ensino, além de fomentar ações articuladas de pesquisa”, frisa a coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro.

O professor Henrique Rocha Mendonça, da Coordenação de Pesquisas da UFRJ Macaé, destaca que os desafios são diversos. “Hoje, por exemplo, temos a Covid-19. Então podemos levar questões de como será esse cenário pós-pandemia nos próximos 10 anos. Também temos os 17 desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que Macaé faz parte. A ideia é unir sociedade, poder público e cientistas para estudos que irão promover uma região mais sustentável”, pontua.

A proposta do GT é possibilitar maior interação entre a gestão pública e os pesquisadores, sempre em prol do desenvolvimento de pesquisas que possam vir a beneficiar cidadãos da cidade e região, auxiliando diretamente na formulação de políticas públicas e na tomada de decisões estratégicas.

Levantamento – O link do formulário online para preenchimento pelos líderes de grupos de pesquisa das instituições participantes foi elaborado em parceria com a coordenação de pesquisa da UFRJ – Campus Macaé e está aberto a outros interessados. Ao final do formulário há espaço para dois resumos expandidos que serão publicados por cada grupo de pesquisa no Boletim Ciência Macaé (em caso de aprovação após revisão por pares). Essas publicações visam dar visibilidade à ciência que se realiza na região, facilitando a troca entre pesquisadores e sociedade.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *