14/05/2025
Política

Caso Ceperj: Freixo entra com Aije na Justiça Eleitoral pedindo a cassação de Castro

Prefeitura de Campos

Candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), que busca a reeleição, pelo caso conhecido como “escândalo do Ceperj”. Funcionários foram contratados pelo governo fluminense através do órgão e eram remunerados por meio de uma folha de pagamentos secreta, cuja remuneração era feita na boca do caixa. Se julgada procedente esta ação, Castro e seu vice, Washington Reis (MDB), podem ter seus registros de candidatura cassados ou, eventualmente, terem seus diplomas ou mandatos cassados.

No documento, a aliança de Freixo afirma que parte dos funcionários “eram fantasmas, indicações do próprio promovido, Cláudio Castro, seus aliados e adesistas, sem qualquer atividade efetiva naquela Fundação ou nos programas e projetos vinculados”. O pessebista também afirma que as contratações eram feitas com o objetivo de cooptar pessoas para trabalhar em campanha.

“Muitos dos ‘contratados’ são simples cabos eleitorais ou indicados para cumprimento de acordos dos promovidos com apoiadores e adesões de lideranças políticas, colocados na folha de pagamento da CEPERJ para efetivação de compromissos do Governador Cláudio Castro, ora promovido, para com o seuprojeto de reeleição e de perpetuação do poder”.

O texto também citada a possibilidade de “rachadinhas” de contratados com políticos que os indicaram. “Como se ainda não bastasse, há ainda uma série de fantasmas que confirmaram esquemas de rachadinha, devolvendo recursos da Caperj para os políticos ou agentes públicos que os indicaram”.

Procurada para comentar o teor do documento, a campanha de Castro ainda não respondeu.

A ação de investigação eleitoral de Freixo contra Cláudio Castro foi proposta perante o Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Desembargador João Ziraldo Maia, mas será julgada pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Há pedidos liminares de acessos a provas e apresentação de novos documentos.

Fonte: O Globo

Blog do Ralfe Reis - Conteúdo exclusivo e credibilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *