Prefeito Wladimir realiza a entrega do Cartão Goitacá a 855 novos beneficiários - Tribuna NF

Prefeito Wladimir realiza a entrega do Cartão Goitacá a 855 novos beneficiários

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

O prefeito Wladimir Garotinho realizou, nesta quarta-feira (11), a entrega do Cartão Goitacá a 855 novos beneficiários. O evento de entrega aconteceu na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca. O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Humano Social, Rodrigo Carvalho, da diretora da Proteção Social Básica, Paloma Campos, da coordenadora do programa Cartão Goitacá, Marcelia Cardoso, além as equipes da SMDHS. O programa de transferência de renda no valor de R$ 200 é voltado para que famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social possam fazer compras em supermercados credenciados.

A partir da sua criação, que foi através de lei municipal em 2022, o Cartão Goitacá já atende 17 mil famílias. De acordo com o prefeito Wladimir Garotinho, que esteve presente em todas as entregas, a meta é chegar à marca de 20 mil beneficiários até o final deste ano.

“Por muito tempo, conceder benefício a quem mais precisa foi considerado um ato criminoso em nossa cidade. Eu tenho como compromisso estar aqui entregando os cartões, porque eu gosto de dizer que a gente não precisa passar por dificuldades para entender a dor do outro. Além disso, é importante reforçar que as equipes dos CRAS realizam uma análise técnica e séria para que o benefício seja concedido, ou seja, quem está recebendo atende ao critério estabelecido pelo programa, que é atender quem vive em situação de vulnerabilidade”, explicou Wladimir.

“A gente sabe o quanto o Cartão Goitacá vai ser importante na vida dessas pessoas, porque em alguns anos elas foram deixadas de lado. Dia após dia, a gente vem conseguindo entregar o benefício, que é concedido sem o critério político, mas de forma técnica, a partir das nossas equipes”, disse o secretário Rodrigo Carvalho.

Os cartões já foram entregues carregados com o valor de R$ 200, mas uma nova recarga será feita no próximo dia 1º, já com referência ao mês de novembro. Para Maria da Conceição Pereira, de Campo Limpo, o benefício chegou no momento certo. “Eu estou precisando muito. Em casa, moramos eu e meu marido e temos problemas de saúde. Meu marido não tem carteira assinada, então o Cartão Goitacá vai ajudar muito com as compras de casa”, disse.

A manicure Ingrid de Souza Firmino, de Ururaí, também recebeu o benefício nesta quarta-feira. Desempregada, ela diz que o Cartão Goitacá vai complementar a alimentação dos filhos. “Eu tenho dois filhos, mas como estou desempregada há um ano, as coisas ficaram bem difíceis nos últimos meses. Eles estão fazendo acompanhamento médico e nutricional, então eu estou gastando bastante com a alimentação deles. Eu quero agradecer muito ao prefeito Wladimir por entregar esse benefício à população”, explicou a Ingrid.

Cartão Goitacá é concedido a partir de avaliação do CRAS

A Prefeitura utiliza a base de dados do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais para a seleção dos beneficiários, que são referenciados no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para que o benefício seja concedido, são priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos; mulheres em situação de violência; e jovens egressos dos acolhimentos institucionais. A concessão do benefício deverá ser reavaliada anualmente pela equipe técnica.

Para receber o benefício, as famílias devem estar, preferencialmente, em acompanhamento familiar pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ou Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI).

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *