Carla Machado anuncia casas populares para famílias do Pontal de Atafona

A prefeita Carla Machado anunciou nesta sexta-feira, 3, a construção de casas populares para os moradores do Pontal de Atafona afetados pelo avanço do mar. Ela também informou que vai encaminhar projeto de lei à Câmara no início da próxima semana solicitando autorização para o pagamento de um salário mínimo mensal a cada família. O auxílio será destinado ao pagamento de aluguel e demais despesas das famílias até que as casas sejam construídas e entregues. O prazo é de um ano e meio.

A prefeita esteve no local no final da tarde e conversou com as famílias, acompanhada da vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Carla Caputi. Segundo levantamento da Prefeitura, 37 famílias vivem atualmente em área de risco e terão direito ao auxílio. Desde a tarde desta quinta-feira, 2, equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estão no Pontal ajudando as famílias atingidas pela maré alta. Com os ventos fortes na região, a água chegou a entrar em algumas residências. Não há desalojados nem desabrigados.

Carla pediu aos moradores que estão na área de risco que deixem as suas casas. A Prefeitura vai ceder caminhões e funcionários para a mudança e colocou a Escola Municipal Dionélia Gonçalves dos Santos à disposição para abrigar as famílias.

— Apesar de a Prefeitura dispor de áreas em outras localidades, vamos buscar uma área em Atafona para a construção das casas, de forma que as famílias possam ser mantidas dentro do contexto social a que estão acostumadas. Nossa preocupação com a segurança das pessoas é imensa em decorrência da alta da maré e esperamos proteger as famílias com a oferta do auxílio e com as casas populares que vamos construir — disse a prefeita.

A Prefeitura já possui um programa de aluguel social para as famílias do Pontal, mas muitas insistem em permanecer nas suas casas. Muitas também já recebem o Cartão Cidadão no valor de R$ 300,00 e as que ainda não estão no programa serão incluídas imediatamente.

Equipes da Prefeitura vão permanecer no local, já que há previsão de maré de 1,70 para a madrugada deste sábado, 4, quando começa a lua nova. A maré deve continuar subindo pelo menos até segunda-feira, 6.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *