28/05/2024
Campos

Campos terá mais de 70 profissionais do Mais Médicos atuando nas unidades de saúde

O município de Campos passará a contar com 71 profissionais do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, atuando nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). O anúncio da vinda de mais 45 médicos para o fortalecimento da rede de Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo prefeito Wladimir Garotinho, no último dia 18, durante o lançamento do 6° Mutirão da Saúde.

“O Ministério da Saúde liberou as vagas e, com isso, vamos poder montar novas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) para melhorar ainda mais a Atenção Básica”, disse Wladimir, na ocasião. Os 45 médicos que atuarão em Campos foram solicitados pela Prefeitura ao Ministério da Saúde, que retomou e ampliou o programa na modalidade de coparticipação de estados e municípios, disponibilizando 10 mil novas vagas para atender aos 5.570 municípios brasileiros.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou a importância desses profissionais na reestruturação da saúde, que começa pela Atenção Primária, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A gente muda o cenário da assistência e, consequentemente, alivia as portas de entrada dos nossos hospitais”.

Já o diretor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Benedito Pereira Martins, afirmou que a previsão é a de que os novos médicos cheguem ao município em outubro deste ano. “Temos atualmente 26 profissionais do programa atuando em Campos”, disse ele. Quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, o município contava apenas com duas equipes de ESF reconhecidas pelo Ministério da Saúde, número que subiu para 26.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *