20/06/2024
Campos

Campos se consolida como um polo de oportunidades e geração e empregos

No governo Wladimir Garotinho, Campos se firmou como um polo de oportunidades e geração de empregos. Os bons números comprovam a eficácia das políticas públicas adotadas desde 2021, que criaram um ambiente mais favorável aos negócios, reconhecido por órgãos e instituições de renome nacional. E, como reconhecimento aos serviços de atendimento prestados aos pequenos empresários, a Prefeitura recebe, nesta quarta-feira (6), o “Selo Sebrae de Referência em Atendimento”, em reconhecimento aos serviços de atendimento prestados aos pequenos empresários. O município também é finalista do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que reconhece iniciativas de administrações municipais em favor de um ambiente mais favorável aos negócios.

“Desde o primeiro dia, o prefeito Wladimir nos orienta a desenvolver todas as ações possíveis com o objetivo de gerar emprego e renda no nosso município. Além de tornar o ambiente mais favorável aos negócios, as secretarias trabalham de forma integrada para favorecer os empreendedores — em especial os pequenos — e diversificar a economia, criando alternativas de renda”, observa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva.

O secretário cita como exemplos de ações bem-sucedidas a implantação do alvará automatizado, que desburocratizou a legalização de empresas; e a abertura de novas frentes de negócios, como a possibilidade de Campos e região exportarem gado por meio do Porto do Açu. Para além dessas iniciativas, Mauro também destaca o processo de legalização de 20 usinas fotovoltaicas, que, além de multiplicar por dois a potência instalada no município, terá potencial de gerar centenas de empregos diretos.

Aumento de MEIs

De janeiro de 2021 a dezembro de 2023, o número de Microempreendedores Individuais (MEI) em Campos aumentou 31%, passando de 28.252 para 37.136, segundo dados da Receita Federal. De acordo com o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust, um dos motivos foi a reestruturação do Espaço do Empreendedor, que ganhou um segundo núcleo, no Farol de São Tomé, e intensificou os eventos para qualificação e orientação aos MEIs. O objetivo é oferecer maior suporte a quem deseja empreender no município.

Fundecam

No governo Wladimir Garotinho, o Fundecam cresceu e ganhou uma nova linha de crédito, destinada ao setor empresarial. Reestruturado, o fundo liberou R$ 10.769.630,31 em financiamento para 1.003 contratos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2023. Segundo o presidente do Fundecam, Orlando Portugal, a quantia representa praticamente o dobro do período entre 2017 e 2020, quando foram liberados pouco mais de R$ 5 milhões.

Geração de emprego

Em três anos, Campos registrou um saldo positivo acumulado de 11.456 empregos com carteira assinada, segundo o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Um dos fatos que contribuíram para esse crescimento foi a revitalização do balcão de empregos, vinculado à Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, que, além de vagas de trabalho, oferece cursos profissionalizantes.

Alvará facilitado

Em 2021, o município aderiu à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Também implantou o alvará automatizado, por meio de um Termo de Cooperação Técnica com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que diminuiu consideravelmente o tempo de tramitação dos processos de legalização de novos negócios. Em alguns casos, o alvará agora é liberado em até 24 horas, com trâmite 100% on-line. Quando o processo diz respeito a uma atividade de baixo ou médio risco, a liberação ocorre em 40 minutos.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *