Câmara de Campos busca medidas contra cheia que afeta produtores rurais

O presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Fábio Ribeiro, recebeu uma comitiva de produtores rurais do município na manhã desta terça-feira (09). Na pauta, foram discutidos os desafios do setor e medidas emergenciais necessárias para a contenção da cheia que já atinge propriedades na região da Baixada Campista.

Participaram da reunião os vereadores Álvaro Oliveira (PSD), Maicon Cruz (PSC) e Bruno Pezão (PL), além do secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior. Os produtores demonstraram preocupação com a possibilidade de novas chuvas, o que poderia agravar a cheia na área.

Foi debatida a situação dos canais que ajudam no escoamento das águas pluviais em todo município. Fabio Ribeiro explicou que, a convite dos produtores, percorreu diversas propriedades na Baixada Campista onde encontrou os problemas vivenciados pelos proprietários, que já sofrem prejuízos com a cheia.

“É muito importante a gente ter um olhar para frente, mas não podemos esquecer o presente”, afirmou. O presidente destacou que os produtores rurais vivem a preocupação com a possibilidade de uma grande enchente. “Nós sabemos que o problema com os nossos canais é muito antigo e não é propriamente responsabilidade do Município, e sim do Estado. Porém, é de interesse do município”, disse Fabio Ribeiro.

Como medida emergencial, o secretário Almy Junior se comprometeu a realizar três intervenções para auxiliar no escoamento da água, aumentando a vazão. As ações serão no Canal Coqueiros, Canal das Flechas e na desembocadura do rio Ururaí, de acordo com o presidente.

Almy Junior disse que a reunião foi positiva. “Nós atendemos a demanda do presidente da Câmara, Fabio Ribeiro, e dos produtores rurais da Baixada Campista. Nós temos um desafio enorme que é construir uma estrutura de segurança hídrica para os nossos produtores. A reunião foi muito proveitosa, a gente ouviu quem sente na pele o cotidiano de ter sua propriedade invadida por águas”, afirmou.

O pecuarista Fernando participou da reunião e destacou o diálogo possibilitado pelo Legislativo. “O presidente da Câmara se propôs a resolver o nosso problema, não de imediato, mas é o começo”, disse.

Para manter o diálogo com a categoria e buscar soluções para o setor, o presidente Fabio Ribeiro propôs a criação da Frente Parlamentar para manutenção e controle dos canais, rios e lagos do município. O assunto também será levado para ser discutido com o Parlamento Inter-Regional.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *