Castro, Freixo e Neves se enfrentam em debate no SBT neste sábado às 18h30 - Blog do Ralfe Reis

Castro, Freixo e Neves se enfrentam em debate no SBT neste sábado às 18h30

Os candidatos ao governo do Rio participam neste sábado, 17, de debate no SBT, a partir das 18h30. O evento será dividido em quatro blocos e contará com a mediação da jornalista Isabele Benito. O debate é uma parceria do SBT com a Nova Brasil FM, Estadão/Eldorado e Veja.

Foram convidados os candidatos de partidos com ao menos 5 representantes no Congresso. Portanto, além dos líderes nas pesquisas eleitorais –Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB)–, também estarão presentes no encontro Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT).

Veja abaixo as regras do debate

Primeiro bloco: Nessa etapa, candidato pergunta para candidato. Serão duas rodadas. O candidato que perguntar terá direito a réplica; o que responder poderá fazer a tréplica. Nenhum candidato será chamado a responder mais de uma vez por rodada.

Segundo bloco: Jornalistas, representando cada um dos veículos patrocinadores do debate, farão perguntas aos candidatos. Cada um escolherá dois candidatos, sendo um para responder e outro para comentar a resposta. O candidato que responder à pergunta do jornalista terá direito a réplica após o comentário.

Terceiro bloco: Nova rodada em que candidato pergunta para candidato. Os políticos farão perguntas entre si, mas, dessa vez, seguindo a ordem inversa do sorteio. Assim como no primeiro bloco, cada candidato perguntará e será chamado a responder apenas uma vez. Quem fizer a pergunta terá direito a réplica, e o que responder poderá fazer a tréplica. Serão duas rodadas.

Quarto bloco: Jornalistas voltam a fazer perguntas aos candidatos, seguindo as mesmas regras do segundo bloco. E, ao fim, serão realizadas as considerações finais.

Direito de Resposta

Os candidatos poderão pedir direito de resposta caso sejam ofendidos moral e pessoalmente. O pedido de resposta à ofensa deverá ser dirigido ao mediador no momento da ocorrência ou ao final da fala do candidato que a proferiu.

Um corpo jurídico formado pelos promotores do debate vai analisar os pedidos. Caso aprovado, o direito de resposta será exercido a qualquer tempo dentro do bloco em que foi solicitado ou no início do seguinte.

Comente