Estado do Rio prorroga prazo para servidores entregarem declaração do Sispatri até 30 de agosto

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, prorrogou até 30 de agosto o prazo para servidores fazerem a entrega da declaração do Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos do Poder Executivo Estadual (Sispatri). O procedimento, semelhante à declaração do imposto de renda, é obrigatório para todos os ativos do funcionalismo estadual, sejam concursados ou comissionados.

Inicialmente, o prazo terminaria nesta sexta-feira, 30 de julho. O adiamento, publicado no Diário Oficial, considerou o isolamento social originário da pandemia do coronavírus.

A declaração deve ser feita no Portal do Servidor. Segundo a Controladoria-Geral do Estado (CGE), gestora do Sispatri, até o último dia 27, 39% dos profissionais que precisam entregar o informe ainda estavam em situação pendente. Quem não cumprir a exigência pode responder a processos administrativos e até ser demitido.

O Sispatri visa ao controle do patrimônio dos servidores a fim de combater enriquecimentos ilícitos.

Passo a passo

1 – Acesse o Portal do Servidor e insira a ID funcional e a senha nos campos à direita

2 – Na página inicial do portal, escolha a opção Sispatri no menu

3 – Na sequência, clique em “envie sua declaração” logo abaixo do símbolo do Sispatri

4 – Selecione uma maneira para fazer a declaração: preencher todos os dados, importar a declaração do Imposto de Renda 2020 ou atualizar as informações entregues ao Sispatri no ano anterior. É possível parar o preenchimento e continuar depois

5 – Caso opte por preencher todos os dados desde o início, basta inserir as informações pedidas e clicar em confirmar para avançar às etapas seguintes

Comente

%d blogueiros gostam disto: