Cláudio Castro: "As medidas que valem são as minhas" - Blog do Ralfe Reis

Cláudio Castro: “As medidas que valem são as minhas”

No “superferiadão” a ser criado para conter a Covid no RJ, prefeitos não poderão mandar fechar bares e restaurantes, informa o blog do Edimilson Ávila, do G1, após contato com o governador em exercício Cláudio Castro.

“As medidas que valem são as minhas”, afirmou ao Blog o governador Cláudio Castro.

Castro pode estar respondendo o prefeito do Rio Eduardo Paes, que mais cedo disse ‘Aqui ninguém toma decisão de “orelhada” ou por achismos’.

Desde ontem, Paes e Castro andam se desentendendo.

Os prefeitos do Rio e de Niterói devem seguir as orientações dos respectivos comitês científicos e decretar uma espécie de “lockdown”, mantendo só serviços essenciais, contrariando a vontade do governador.

Pelas regras planejadas pelo estado — e ainda não publicadas —, esses estabelecimentos estariam autorizados a funcionar até as 23h nos 10 dias de feriados antecipados e folgas criadas. O comércio também poderia abrir, mas as escolas ficariam fechadas.

O “superferiadão”, que iria desta sexta-feira (26) até o Domingo de Páscoa (4), ainda depende do aval dos deputados estaduais.

Mas, no entendimento de Cláudio Castro, a regulação estadual com os horários de cada setor não precisa passar pela Alerj nem poderá ser alterada pelos municípios.

As decisões Castro ainda podem parar na justiça, uma vez que o Supremo Tribunal Federal deu autonomia aos municípios para decidirem sobre medidas de combate à Covid.

Comente