Cabral prepara série de delações contra empresário da 'festa do guardanapo' - Blog do Ralfe Reis

Cabral prepara série de delações contra empresário da ‘festa do guardanapo’

O ex-governador Sérgio Cabral (MDB) dará mais um depoimento ao juiz da Lava Jato, Marcelo Bretas, no próximo dia 23. Cabral falará especificamente sobre a Operação C’ist Fini, de 2017. O principal alvo de Cabral será o empresário Georges Sadala, conhecido como “Gê”. Ele vai detalhar o que já foi dito por seu operador financeiro Carlos Miranda. Exemplo: o pagamento de propina que envolvia o contrato do Rio Poupa Tempo. Sadala foi sócio da Agiliza Rio, responsável pelo programa que facilita a emissão de documentos. A empresa recebeu R$ 132,5 milhões do governo entre 2009 e 2015.

EX-SENADOR DO MDB SERÁ O OUTRO ALVO

Sérgio Cabral também contará como a Cowan conseguiu participar da execução das obras da Linha 4 do metrô. A intermediação foi feita, segundo o ex-governador, por Georges Sadala. A Cowan, aliás, é uma das empresas que fez parte do projeto e pagou propina a Cabral junto com Odebrecht, Queiroz Galvão e Carioca Engenharia. Além disso, o ex-governador vai revelar detalhes a Bretas de como Luiz Otávio de Oliveira Campos, ex-senador pelo MDB do Pará, sogro de Sadala e ligado à família Barbalho, atuou no negócio.

DISPOSTO A FAZER DELAÇÃO PREMIADA

Cabral tem muito a dizer sobre Georges Sadala. O ex-governador é réu confesso e condenado a quase 200 anos de prisão. Nos depoimentos ao juiz Marcelo Bretas, Cabral tem se voltado aos assuntos dos autos dos processos. Mas ele está disposto a detalhar os rolos do empresário com o governo do estado em uma possível delação premiada, que não está descartada. À época, Sadala tinha vários contratos com a gestão Cabral. Era ainda representante do BMG no Rio, que negociava crédito consignado para servidores.

FESTA EM PARIS INSPIROU OPERAÇÃO

A Operação C’ist Fini (“É o fim”, em francês) foi inspirada na festa de Paris em que Georges Sadala dança com guardanapo na cabeça com ex-secretários de Cabral e empresários. Na operação, além de Sadala, foram presos o ex-chefe da Casa Civil Régis Fichtner e o ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Henrique Ribeiro.

Fonte: Coluna Informe do Dia

Comente